Estudo revela que 2/3 dos vendedores do varejo preferem usar tablets para melhorar atendimento ao cliente

0

A 11ª Pesquisa Global de Consumidores, da Zebra Technologies, anunciada nesta quinta-feira, 13/12, revela que dois terços (66%) dos trabalhadores entrevistados acreditam que podem oferecer melhor atendimento e experiência ao cliente no momento da compra, se forem equipados com ferramentas que facilitam o trabalho – como tablets e computadores.

A pesquisa analisa as atitudes, opiniões e expectativas dos compradores, funcionários e tomadores de decisões no setor de varejo. A análise também registrou que 55% dos funcionários no setor de varejo concordam que sua empresa tem menos colaboradores do que é necessário para um bom atendimento, sendo que quase a metade (49%) se sente sobrecarregada.

Devido a essa carência de equipe, ficou evidenciado que esses trabalhadores estão frustrados com a incapacidade de atender melhor seus clientes. Cerca de 42% afirmam que têm pouco tempo para ajudar os compradores, devido à pressão para concluir tarefas distintas.

Vinte e oito porcento dos funcionários expressam dificuldade em ter informações em tempo real para orientar os fregueses. A maioria dos tomadores de decisão da indústria (83%) e funcionários das lojas (74%) concordam que os consumidores podem ter uma experiência melhor se os vendedores estiverem equipados com tecnologia.

Em contrapartida, outro dado que desperta atenção ao setor varejista é que apenas 13% dos clientes que participaram do estudo acreditam plenamente que os lojistas protegem suas informações pessoais, sendo o nível mais baixo de confiança relatado entre 10 setores analisados pela Zebra. Ao todo, 73% dos consumidores preferem ter flexibilidade e opções para controlar a maneira como suas informações pessoais são usadas.

O estudo também identificou diferentes expectativas relacionadas ao impacto da automação entre varejistas e seus funcionários. Quase 80% dos tomadores de decisão do varejo – em comparação com 49% dos trabalhadores – concordam que os caixas (ou PDVs) estão se tornando menos necessários graças às tecnologias que permitem automatizar o processo de pagamento.

Mais da metade dos tomadores de decisão (52%) já estão convertendo essas áreas em espaços de autosserviço para pagamentos e 62% as substituíram por espaços onde os pedidos feitos on-line podem ser finalizados.

Por fim, 51% dos consumidores considera que eles estão mais conectados a seus smartphones do que os próprios funcionários da loja. Assim, para reduzir essa percepção no mercado, os varejistas estão investindo em tecnologia de ponta – cerca de 60% deles planejam aumentar em mais de 6% seus investimentos em computadores móveis nos próximos anos. Além disso, 21% dos entrevistados planejam investir mais de 10% em tablets robustos nos próximos três anos.

Na América Latina, tanto compradores (59%) quanto funcionários de lojas (67%) acreditam que os consumidores estão mais conectados às informações da loja do que os trabalhadores da loja.

Noventa e nove porcento dos tomadores de decisões de TI acreditam que precisam de melhores ferramentas de gerenciamento de inventário para garantir sua precisão.

Já na América do Norte, 11% dos consumidores tem total confiança nos vajeristas para proteger os seus dados pessoais, que é o menor nível de confiança entre as indústrias pesquisadas pela Zebra, incluindo a saúde, instituições financeiras e empresas de tecnologia.

Quase sete em cada 10 funcionários das lojas (68%) na região relataram que as etiquetas eletrônicas nas prateleiras terão um impacto positivo sobre a experiência do cliente, e 54% dos compradores entrevistados provavelmente vai ler-lhas.

Na Ásia-Pacífico, 62% dos trabalhadores do setor de varejo vê seu patrão de uma forma mais positiva se da a seus funcionários dispositivos móveis para realizar suas atividades de trabalho.

Quase a metade dos trabalhadores do setor (49%) dizem que os dispositivos móveis POS (SOMP) ajuda-los a fazer um trabalho melhor.

Europa e Oriente Médio

Entre os tomadores de decisão do varejo, 74% dos tomadores concorda que o eCommerce está dirigindo o interesse em soluções de conformidade e de investimento dentro da loja.

Mais de três quartos (76%) dos tomadores de decisão no varejo concorda que a aceitação e gestão de ordens on-line que retornam é um desafio muito significativo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.