Einstein e Deloitte criam assessoria de gestão para instituições de saúde

0

Todo setor é propenso a interrupções em suas operações frente a situações adversas. Na área da saúde, não é diferente. Para hospitais, centros de atendimento médico, clínicas de medicina diagnóstica, laboratórios e operadoras de planos de saúde, antecipar-se aos riscos, implantar ações para mitigá-los e estruturar planos robustos de continuidade (contingência) é fundamental.

Diante desse desafio prioritário, a Deloitte firmou uma aliança no segmento da saúde com o Einstein – organização que atua em todas as etapas da assistência, no âmbito privado e público, em ensino, educação e consultoria, em pesquisa e inovação e em responsabilidade social – para a oferta conjunta de assessoria e metodologia em Gestão de Continuidade de Atividades para organizações de saúde (Negócios conforme ISO 22.301).

O escopo do serviço identifica os possíveis riscos de continuidade para atividades essenciais, para o desenvolvimento de planos de resposta a emergências e, com isso, minimiza interrupções de sistemas e operações críticas. Entre as medidas que podem ser implementadas estão a estruturação de governança, análise de riscos e impactos, gestão de riscos cibernéticos, desenvolvimento de pessoal interno, entre outros.

"Nossa missão enquanto organização filantrópica é compartilhar conhecimento em saúde de forma ampla. A partir de um projeto interno, que teve suporte da Deloitte e, posteriormente, baseou a criação de uma área com foco nesta gestão de continuidade de atividades, a metodologia foi adaptada e vamos levar essa expertise de forma conjunta a outras organizações, para que possam gerir de forma eficiente e ágil os riscos de suas operações, contribuindo, assim, com a evolução de todo o setor de saúde", diz Sidney Klajner, presidente do Einstein.

"Uma gestão robusta da continuidade de atividades torna-se cada vez mais necessária no setor de saúde, especialmente após tantas mudanças que afetam organizações que cuidam de pacientes. São riscos cada vez mais inesperados, sistêmicos e com efeitos duradouros. Últimos acontecimentos mostram que quem se sai melhor nessas situações são as organizações que adiantaram investimentos em processos e tecnologias certas para suas atividades. São aquelas que anteviram os riscos, traçaram planos de continuidade e de ações concretas e mantiveram preocupação contínua com a eficiência da operação e o paciente no centro", afirma Luis Joaquim, sócio-líder de Life Sciences & Health Care da Deloitte.

Nesta metodologia conjunta, a Deloitte entra com time de especialistas de grande experiência no tema, para diagnosticar fragilidades, propor estratégias, estruturar planos, desenvolver pessoas e operar soluções de continuidade de atividades a organizações do setor de saúde. O Einstein compartilha seu conhecimento de processos e desafios do sistema de saúde público e privado, sempre com foco na qualidade e segurança dos pacientes, para tornar a metodologia adaptável aos mais diferentes cenários, por meio de sua experiência profunda e consolidada. O Einstein tem atuação diversificada, com ampla estrutura de prestação de serviços com 28 unidades privadas e 30 unidades públicas administradas pela organização.

"Construir um processo de Gestão de Continuidade no setor da saúde é algo complexo e estratégico. Conseguiremos oferecer uma metodologia customizada e, mais do que isso, atestada para apoiar o setor de saúde", afirma Ederson Almeida, Diretor Executivo de Excelência em Saúde do Einstein.

Melhores práticas para processos sólidos

A gestão de continuidade de atividades é um conjunto de práticas e processos que uma organização implementa para garantir uma operação eficaz e a mitigação de impactos em caso de paralisações. Há poucos anos, o mundo todo testemunhou as consequências que a pandemia da Covid-19 impôs. No Brasil, por exemplo, os sistemas de saúde público e privado ficaram sobrecarregados, assim como laboratórios de análises clínicas e as operadoras de planos saúde, com o abrupto aumento da demanda. Este cenário trouxe mudanças quanto à velocidade e adequação de processos.

"É essencial contar com uma metodologia que possibilite avaliar processos e controles operacionais dentro das instituições e classificar a criticidade deles. Assim, consegue-se isolar as bases de fato das operações, como sistemas, equipamentos, pessoas, cadeia de suprimentos e fornecedores. Ao definir o que é essencial, o próximo passo é avaliar as áreas com a maior exposição a riscos de indisponibilidade e agir de forma criteriosa e sistemática em todas essas frentes", afirma Francisco Blanes, Diretor da Deloitte Cyber.

É importante salientar que esse tipo de projeto é individual e leva em consideração as características de cada organização envolvida. Por exemplo, instituições de saúde que atuam no atendimento direto a pacientes têm a segurança e a qualidade dos processos no topo das prioridades. Para as farmacêuticas, há a necessidade de garantir produção e distribuição de medicamentos. Já operadoras de planos de saúde devem prover, de maneira adequada, interação e integração com redes amplas de parceiros qualificados.

A gestão de continuidade de atividades também pode ser aplicada de forma colaborativa para redes ou conjuntos de organizações que tenham interesses em comum. Além disso, a estruturação de ações rápidas para continuidade das atividades essenciais relacionadas ao processo de cuidado é fundamental para garantir um serviço de alta qualidade e segurança não só para pacientes, mas também para os colaboradores. Uma das medidas é desenvolver a equipe médica e administrativa para responder adequadamente a emergências, garantindo que todos saibam como agir, segundo os protocolos estabelecidos. Outro serviço implementado pela aliança é a realização de simulações regulares de incidentes e exercícios para avaliar a eficácia dos planos e identificar áreas de melhoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.