Gastos com TI neste ano devem repetir cifra de 2008

0

Apesar do ambiente econômico cada vez mais desafiador, os gastos mundiais com TI neste ano se manterão praticamente nos mesmos patamares de 2008, com um aumento previsto de 0,16%. A projeção é do estudo "Gartner 2009 CIO Executive Programs (EXP)".
"Neste ano, os executivos enfrentarão condições econômicas globais desafiadoras, que não existiam há mais de 50 anos", disse Mark McDonald, vice-presidente e chefe da pesquisas do Gartner EXP. Ele ressalta que esse ambiente será refletido nos orçamentos, prioridades e estratégias de TI das empresas, tanto que um terço dos CIOs declararam que não haverá nenhuma alteração no seu orçamento neste ano, enquanto 46% apontaram um ligeiro aumento e 21% disseram que haverá um corte nos investimentos em TI.
"Todos os CIOs terão de enfrentar a necessidade de reestruturar os seus orçamentos, cortar em algumas áreas e investir em outras", disse McDonald. Segundo o analista, as organizações esperam que a área de TI contribua para os resultados da empresa em um momento incerto da economia. Por esse motivo, aponta que os CIOs precisarão ser decisivos na construção de uma organização eficaz que possa responder aos atuais e futuros desafios.
Os executivos de primeiro escalão reconhecem que a contribuição da TI para o desempenho econômico da empresa vai além da gestão de despesas. O Gartner aponta que os CIOs esperam que a TI desempenhe um papel na redução dos custos das empresas, não apenas com o corte de gastos, mas alterando os processos empresariais. Tanto que a melhoria dos processos empresariais foi apontada por mais de 57% dos CIOs como a principal prioridade para 2009.
Já em relação as prioridades de tecnologias, o Gartner observa que os CIOs devem investir em tecnologias que vão além das infra-estruturas essenciais, devendo direcionar os aportes para soluções de business intelligence (BI) e aplicações de consolidação de informações, a fim de elevar a transparência da organização, particularmente em torno de vendas e desempenho operacional.
O estudo do Gartner ouviu 1.527 CIOs em 48 países, os quais representam mais de US$ 138 bilhões em gastos com TI de empresas dos setores públicos e privado.
Veja a seguir as prioridades de negócios e tecnologias dos CIOs para 2009, segundo o Gartner:

As dez prioridades de negócios
1. Melhoria dos processos empresariais
2. Redução dos os custos das empresas
3. Melhoria da eficácia da força de trabalho
4. Atrair e manter novos clientes
5. Aumento da utilização de informações e análises
6. Criação de novos produtos ou serviços (inovação)
7. Foco em clientes e mercados de forma mais eficaz
8. Gerenciamento das iniciativas de mudanças
9. Expansão e estreitamento do relacionamento com clientes
10. Expansão para novos mercados e regiões geográficas
As dez prioridades tecnológicas

1. Business intelligence (BI)
2. Aplicações empresariais (ERP, CRM)
3. Virtualização de servidores e storage
4. Modernização de aplicações legadas
5. Tecnologias de colaboração
6. Comunicações de rede, voz e dados
7. Infra-estrutura técnica
8. Tecnologias de segurança
9. Aplicações e arquitetura orientados a serviço (SOA)
10. Gestão de documentos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.