Em negociações desde outubro do ano passado, o Banco Santander e a empresa gaúcha de serviços tecnológicos GetNet anunciaram nesta quinta-feira, 14, uma parceria para atuar no mercado de captura e processamento de transações de cartões de crédito e débito.
O banco de origem espanhol já havia obtido licença para credenciar lojas a aceitar cartões de crédito MasterCard e de débito MasterCard Maestro. As empresas anunciaram que, em breve, outras bandeiras serão incorporadas. A previsão é que o início das atividades seja ainda neste primeiro semestre. A GetNet utilizará sua rede e sua infraestrutura tecnológica para realizar credenciamento, captura e processamento de transações da bandeira MasterCard.
A entrada das duas empresas no mercado de credenciamento cria um rival de peso para as atuais líderes do setor, a Cielo (antiga Visanet) e Redecard, que provavelmente perderão participação de mercado, segundo analistas. Eles também avaliam que haverá a tendência de queda nas taxas cobradas pelas credenciadoras.
A Cielo, controlada pelo Bradesco e Banco do Brasil, perderá a exclusividade de operar com a bandeira Visa no fim de junho deste ano. Com isso, a companhia passará a credenciar diversas bandeiras como Mastercard, Diners, American Express (Amex), entre outras.
- Concorrentes de peso