O número de usuários do Facebook no Reino Unido caiu em cerca de 600 mil pessoas em dezembro. Os dados são da empresa de monitoramento de redes SocialBakers, a qual aponta que a queda representa 1,86% da base total de usuários da rede social no país. O Reino Unido foi o único entre os dez países mais ativos no uso do site de relacionamentos a registrar declínio no uso no último mês do ano. Até então ele ocupa a sexta colocação no ranking dos usuários mais ativos do Facebook, com mais de 33 milhões de contas únicas em dezembro, atrás de países como Estados Unidos (169 milhões) e Brasil (65 milhões).
De acordo com o jornal britânico The Guardian, a queda também foi registrada por outros institutos de monitoriamento. Dados da comScore mostram mais de 31 milhões de usuários no país entre setembro e novembro, com uma queda considerável após este período.
Segundo o Facebook, a razão principal da queda no uso da rede social está na medição da Socialbakers, não no comportamento efetivo dos usuários. Em e-mail enviado ao blog TechCrunch, a companhia esclarece que medição usa uma ferramenta de anúncios própria — a Socialbakers é uma parceira de marketing do Facebook, que atua na venda de anúncios para o site. "Desse modo, os dados não mostram uma figura completa da realidade dos usuários”, diz a empresa no comunicado.
“De tempos em tempos, vemos histórias sobre o Facebook perdendo usuários em algumas regiões”, continua a empresa no e-mail. “Alguns desses relatórios usam dados extraídos de nossa ferramenta de publicidade, que nos dá estimativas sobre o alcance do Facebook, mas não é desenhada para ser uma fonte de rastreamento de nosso crescimento. Estamos muito satisfeitos com nosso crescimento e a maneira com a qual as pessoas estão engajadas — mais de 50% de nossos usuários ativos acessam o Facebook todos os dias”, afirma.
Segundo uma publicação no blog da Socialbakers, que teve o objetivo de esclarecer a repercussão sobre o assunto, a queda no número de usuários se deve a saturação do uso do Facebook entre os britânicos — 53% de toda a população, ou 62% dos internautas. “Aproximadamente 15% das pessoas no Reino Unido têm menos de 13 anos, por isso são impedidas de se registrarem na rede; 16,5% possuem mais de 65 anos e tipicamente não se interessam pelo Facebook (apenas 4% dessa faixa etária, 33 milhões de indivíduos, possuem suas contas no Reino Unido)”, esclarece o texto.