O setor de telefonia foi o campeão em tentativas de fraudes ao longo de 2012, revela levantamento divulgado nesta segunda-feira 14, pela Serasa Experian. Entre janeiro e dezembro do ano passado, foram registradas 2,14 milhões de tentativas de fraudes em diversos segmentos pesquisados.
Deste total, telecomunicações respondeu por 749.213 casos de tentativas de fraude, ou seja, 35% dos registros computados no “Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes”. À medida que houve aumento na demanda por serviços de telecomunicações, o segmento superou o setor financeiro, que neste ano viu a quantidade de tentativas de fraudes recuar para 26% devido à retração na procura por crédito em 2012.
Segundo o Serasa, os criminosos que tentam aplicar golpes nas empresas de telecomunicações e seus clientes usam dados falsos ou informações de vítimas para fraudar a habilitação de linhas telefônicas, emissão de cartões de crédito, compra de automóveis, abertura de conta corrente, financiamento de eletrônicos, compra de celulares, entre outros itens.
Segundo a superintendente de serviços ao consumidor do Serasa, Maria Zanforlin, a aquisição de linha telefônica e serviços de telecomunicações pode ser uma porta para os golpistas conseguirem ter um endereço e comprovação de residência. "Assim, eles conseguem abrir contas em bancos para pegar talões de cheque, cartões de crédito e fazer empréstimos bancários", alerta.