IBM doa conteúdo a comunidade de código aberto

0

A IBM anunciou a doação de 30% (cerca de 1,4 milhão de palavras) do conteúdo do IBM RUP (Rational Unified Process) para a Fundação Eclipse, comunidade de código aberto que fornece uma plataforma gratuita com base em Java para facilitar a produção de software. A fundação conta com a participação de 100 empresas de toda a indústria de software.

Com a transferência gratuita, fornecedores de software independentes, organizações de TI, pesquisadores, membros da comunidade acadêmica e profissionais de pequenas e médias empresas poderão compartilhar e automatizar processos de desenvolvimento. Todo o conteúdo doado será traduzido para o português incluindo a versão completa do RUP.

O conteúdo do RUP é composto por uma ampla quantidade de metodologias e práticas que, segundo a empresa, viabilizam a qualidade e a eficiência no desenvolvimento de software. A IBM também fornecerá ferramentas de base web para que os profissionais da indústria construam, colaborem, compartilhem e reutilizem as boas práticas de desenvolvimento de software.

?Desenvolvimento de software é um processo crítico. Nosso objetivo é contribuir com propriedade intelectual para estabelecer uma estrutura comum. Com a doação, os profissionais da área terão a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos, trocarem experiências e desenvolverem melhores soluções tecnológicas?, afirma Marco Bravo, executivo de negócios da área de software da IBM Brasil. ?Esta iniciativa também contribui para a consolidação da IBM no mercado de desenvolvimento de software como empresa atenta às novidades desse setor.?

Atualmente, a IBM participa e contribui com mais de 150 projetos de código aberto que envolvem Linux, Eclipse, Apache e Globus Alliance. A empresa já investiu mais de US$ 1 bilhão em código, incluindo recentes aquisições com a Gluecode.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.