A Nokia e a Sanyo anunciaram nesta terça-feira (14/2) um acordo preliminar para criação uma companhia global composta por seus negócios em telefonia celular CDMA ? separada de suas empresas principais. A nova companhia operará como uma parceria e terá suas principais bases operacionais em San Diego, nos EUA, e em Osaka e Tottori, no Japão. Os ativos de ambas as fabricantes serão incorporados à nova empresa. O negócio está previsto para ser concluído no segundo trimestre e o início das operações deve ocorrer no terceiro trimestre, após as aprovações de praxe dos órgãos reguladores.
A expectativa é que a fusão venha beneficiar os negócios das duas fabricantes, que esperam alcançar a liderança no mercado global de aparelhos CDMA. A Nokia aposta na força da sua marca, mundialmente reconhecida, e na sólida carteira de aparelhos low e mid de CDMA que mantém com mais de 60 operadoras de CDMA em todo o mundo. Já a Sanyo detém uma posição de liderança em celulares intermediários a sofisticados e mantém forte relacionamento com operadoras no Japão e na América do Norte.
?Acreditamos que essa nova empresa será a melhor maneira de criar uma carteira atraente de aparelhos CDMA para nossos clientes, com a oferta mais ampla possível de produtos sofisticados, intermediários e básicos. A criação dessa empresa também oferece às duas companhias acesso oportuno às competências de P&D que complementam suas próprias estratégias internas?, disse Olli-Pekka Kallusvuo, presidente e COO da Nokia.
O presidente da Sanyo, Toshimasa Lue, afirma que, além de possibilitar o fornecimento de produtos ainda melhores aos clientes, a nova companhia também permitirá à empresa melhorar sua posição no mercado global. ?Estou confiante que a integração da forte marca da Nokia com a habilidade da Sanyo em identificar as necessidades do mercado levará à construção de uma parceria muito forte no setor de CDMA."