A Skype, empresa de telefonia por internet, e a operadora sueca de telefonia móvel Hutchison 3 anunciaram nesta terça-feira (14/2) um acordo que possibilitará a comunicação via Skype sobre redes 3G. A Hutchison 3 vê o Skype como um atraente serviço de valor agregado, que proporcionará mais opções aos usuários, e como uma oportunidade para acelerar a adesão aos seus serviços de terceira geração.
?O acordo representa uma oferta de inovação e alto valor para o consumidor final. A parceria permitirá a Hutchison o acesso direto aos atuais 75 milhões de usuários Skype localizados nas áreas de cobertura da operadora?, disse Christian Salbaing, gerente geral de telecomunicações da Hutchison 3 Europa.
O CEO e co-fundador da Skype, Niklas Zennström, salienta que com o Skype nos dispositivos móveis, as pessoas poderão permanecer em contato com os amigos, a família e colegas de trabalho, onde quer que elas estejam. ?Isso leva o Skype para além dos PCs, em direção ao mundo da mobilidade?, disse. ?Acredito que essa novidade vai acelerar a adoção e o uso do Skype para novos patamares.?
Com o acordo, a Hutchison 3, que é pioneira na operação de serviços móveis 3G, será também a primeira a comercializar dispositivos móveis equipados com Skype. A operadora está realizando testes com o sistema e planeja lançar o serviço ainda neste ano em países como Áustria, Austrália, Hong Kong, Suécia, Reino Unido e Itália. Os testes, segundo ela, estão sendo realizados com telefones celulares dos principais fabricantes do mercado.
A operadora já está oferecendo um pacote de Skype com uma assinatura 3G básica e um cartão 3G para dados. Com o plano, os assinantes da Hutchison 3 poderão fazer chamadas Skype sem qualquer limite de tempo. ?Nossos clientes ficarão entusiasmados com a oferta do Skype nos telefones inteligentes 3G, nos cartões de dados e em outros dispositivos. Com o Skype, eles poderão conversar por quanto tempo quiser, para qualquer lugar do mundo?, afirma Salbaing, ao dizer que aguarda com ansiedade o momento de oferecer o novo serviço aos assinantes.
Ele informa que o serviço começara a ser oferecido na Suécia e, depois, será expandido para outros países, assim que os testes forem concluídos.