Um estudo comparativo realizado pela Novell entre o Linux e o Windows Vista revelou que o desktop baseado no sistema operacional de código-fonte aberto possui 90% da funcionalidade do software da Microsoft, mas custa 10% do seu valor. A Novell analisou os custos envolvidos na aquisição de software baseado em código aberto e no Vista e concluiu que, neste último, o valor é seis vezes superior.
O estudo diz ainda que o Windows Vista envolve custos adicionais de manutenção, o que, num prazo de três anos, implica em despesas 78% superiores à de um desktop baseado em Linux, no mesmo período de tempo. A Novell apontou como outros pontos positivos do desktop Linux, a sua compatibilidade com hardware mais antigo e a segurança.
Para realizar o estudo, a Novell dividiu o conjunto de usuários-alvo da amostra em três categorias: os que têm uma ou mais aplicações, os que precisam de browser, e-mail e outras ferramentas de produtividade e aqueles que necessitam de mais aplicações. A conclusão foi que o desktop Linux satisfaz as necessidades da maioria daqueles que se inserem na primeira e segunda categorias e de grande parte dos que pertencem ao terceiro grupo.