Pesquisa registra aumento no número de vendedores nas redes sociais

0

Um novo estudo divulgado pela Fiserv "Carat Insights 2024 – Pix, Carteiras Digitais e Outras Tendências de Pagamentos" avalia o comportamento do consumidor no varejos. Segundo a pesquisa, seis em cada dez pessoas compram e/ou vendem pelas redes sociais, tendo o Pix (89%) e o cartão de crédito (46%) como meios mais utilizados para essas compras.

Em comunicado, Giuliana Cestaro, diretora de Produtos Software Express da Fiserv Brasil, diz que o movimento das redes sociais para integrar o pagamento dentro de suas plataformas facilita para quem compra e quem vende. Esse conceito vem evoluindo a forma de fazer novos negócios e a Fiserv tem a tecnologia necessária para ajudar os clientes a ganharem escala.

Como o levantamento do próprio Banco Central já indica, o Pix é o meio de pagamento mais utilizado pelo consumidor (92%), seguido por cartão de crédito (76%), débito (74%), dinheiro (69%), boleto (44%), carteiras digitais (27%), cartão de benefício (7%), tag veicular (6%) e cheque 3%. Nove de cada 10 pessoas realizam pelo menos uma transação com o Pix por semana e 32% realizam mais de 10 transações de Pix por mês – porcentagem maior do que a apontada em 2022 (25%).

A prioridade de escolha do meio de pagamento segue a seguinte ordem: segurança (67%), descontos e promoções (66%), rapidez (64%), possibilidade de parcelamento, (34%), que seja virtual para evitar contato (23%), por sempre utilizar o mesmo (13%) e outro (1%). O Pix é considerado o mais seguro para 60% dos brasileiros, seguido por cartão de débito (40%), débito automático (40%), cartão de crédito (34%), carteiras digitais (30%) e dinheiro em espécie (28%).

O estudo também aponta que os brasileiros são clientes de 3,4 bancos, em média, em uma proporção equivalente entre instituições digitais (1,6%) e tradicionais (1,8%), e que 18% dos entrevistados se relacionam com cinco ou mais instituições financeiras. Além disso, 97% deles costumam acessar o banco online, enquanto o mobile banking (53%) é a opção mais escolhida na hora de interagir com a instituição.
Experiência Omnichannel

As compras físicas continuam sendo frequentes. Uma vez por semana, 46% dos entrevistados compram presencialmente, enquanto 29% compram pela internet e 22% em lojas que possuem múltiplos canais por semana. A proporção de pessoas que compram em lojas físicas a cada duas semanas é menor (41%) em comparação às compras online (54%) e em lojas integradas (43%).

O futuro do dinheiro

Nos próximos dez anos, apenas 2% acreditam que o Pix não vai mais existir, enquanto 5% não acreditam na existência de carteiras digitais, cartão de crédito ou débito. O dinheiro em espécie deve acabar para 17% dos entrevistados, tendo uma sobrevida maior do que a do cheque: para 56%, este meio deve desaparecer na próxima década.

A pesquisa Carat Insights 2024: Pix, Carteiras Digitais e Outras Tendências de Pagamentos foi realizada em setembro de 2023, com 600 respondentes com mais de 18 anos e acesso à internet, portadores de cartões de crédito e débito, representando a população do Brasil segundo a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.