Um novo estudo divulgado pela Fiserv "Carat Insights 2024 – Pix, Carteiras Digitais e Outras Tendências de Pagamentos" avalia o comportamento do consumidor no varejos. Segundo a pesquisa, seis em cada dez pessoas compram e/ou vendem pelas redes sociais, tendo o Pix (89%) e o cartão de crédito (46%) como meios mais utilizados para essas compras.
Em comunicado, Giuliana Cestaro, diretora de Produtos Software Express da Fiserv Brasil, diz que o movimento das redes sociais para integrar o pagamento dentro de suas plataformas facilita para quem compra e quem vende. Esse conceito vem evoluindo a forma de fazer novos negócios e a Fiserv tem a tecnologia necessária para ajudar os clientes a ganharem escala.
Como o levantamento do próprio Banco Central já indica, o Pix é o meio de pagamento mais utilizado pelo consumidor (92%), seguido por cartão de crédito (76%), débito (74%), dinheiro (69%), boleto (44%), carteiras digitais (27%), cartão de benefício (7%), tag veicular (6%) e cheque 3%. Nove de cada 10 pessoas realizam pelo menos uma transação com o Pix por semana e 32% realizam mais de 10 transações de Pix por mês – porcentagem maior do que a apontada em 2022 (25%).
A prioridade de escolha do meio de pagamento segue a seguinte ordem: segurança (67%), descontos e promoções (66%), rapidez (64%), possibilidade de parcelamento, (34%), que seja virtual para evitar contato (23%), por sempre utilizar o mesmo (13%) e outro (1%). O Pix é considerado o mais seguro para 60% dos brasileiros, seguido por cartão de débito (40%), débito automático (40%), cartão de crédito (34%), carteiras digitais (30%) e dinheiro em espécie (28%).
O estudo também aponta que os brasileiros são clientes de 3,4 bancos, em média, em uma proporção equivalente entre instituições digitais (1,6%) e tradicionais (1,8%), e que 18% dos entrevistados se relacionam com cinco ou mais instituições financeiras. Além disso, 97% deles costumam acessar o banco online, enquanto o mobile banking (53%) é a opção mais escolhida na hora de interagir com a instituição.
Experiência Omnichannel
As compras físicas continuam sendo frequentes. Uma vez por semana, 46% dos entrevistados compram presencialmente, enquanto 29% compram pela internet e 22% em lojas que possuem múltiplos canais por semana. A proporção de pessoas que compram em lojas físicas a cada duas semanas é menor (41%) em comparação às compras online (54%) e em lojas integradas (43%).
O futuro do dinheiro
Nos próximos dez anos, apenas 2% acreditam que o Pix não vai mais existir, enquanto 5% não acreditam na existência de carteiras digitais, cartão de crédito ou débito. O dinheiro em espécie deve acabar para 17% dos entrevistados, tendo uma sobrevida maior do que a do cheque: para 56%, este meio deve desaparecer na próxima década.
A pesquisa Carat Insights 2024: Pix, Carteiras Digitais e Outras Tendências de Pagamentos foi realizada em setembro de 2023, com 600 respondentes com mais de 18 anos e acesso à internet, portadores de cartões de crédito e débito, representando a população do Brasil segundo a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).