Estudo revela que clientes SAP pretendem atualizar suas infra-estruturas

0

Um estudo com 160 clientes da SAP desenvolvido pelo Grupo de Soluções de Tecnologia (TSG, na sigla em inglês) da HP Brasil apontou que 74% dessas empresas não possuem uma visão integrada do SAP com outros serviços. Deste total, cerca de 18% planejam integrar mais eficientemente os aplicativos SAP com os demais serviços prestados pela TI aos negócios até o fim deste ano. O tempo de resposta e problemas de downtime com os aplicativos, porém, ainda são satisfatórios.

A HP Brasil entrevistou executivos de TI das principais companhias brasileiras em todos os segmentos do mercado, desde finanças, setor público, saúde e consumo. Para mais de 60% dos executivos, a companhia fará upgrade de infra-estrutura de TI ainda em 2007, sendo que 23% já iniciaram o processo de compra.

A metodologia utilizada pela equipe da HP analisou a situação do ambiente SAP, além de expectativas de investimentos e demais itens da infra-estrutura de TI das companhias. Das empresas entrevistadas, cerca de 62% ainda não possuem soluções de business intelligence implementadas, e apenas 30% possuem estas soluções operando sem problemas de performance.

?Percebemos que as empresas brasileiras mantêm uma operação de SAP regular, mas ainda não conseguem gerar os resultados que poderiam com um ambiente de TI mais consolidado, que se adaptasse mais rapidamente às mudanças do negócio e baseado numa arquitetura orientada a serviços?, analisa Manoel Laranja, gerente de marketing de soluções para ambiente SAP da HP Brasil e líder da pesquisa.

Na avaliação do executivo, um dos principais fatores para a falta de integração dos aplicativos é o pouco conhecimento das ferramentas disponíveis para controle de qualidade, alinhamento às melhores práticas de IT e teste de stress, que atualmente é utilizado por menos de 30% das companhias participantes da pesquisa.

Outro dado relevante do estudo é a intenção de migração, apontada por mais de 36% dos executivos. Destes, 83% vão atualizar sua versão, enquanto os demais 17% pretendem migrar para outra base de dados. Já em relação ao outsourcing, 44% dos executivos afirmam que possuem a operação terceirizada, sejam em help desk, no gerenciamento de aplicações ou no suporte ao SAP Basis. Cerca de 4% deles, apenas, vão transferir as operações de SAP para fornecedoras desse serviço.

A análise sobre os planos de consolidação da infra-estrutura de TI também chamam a atenção. Mais de 53% dos entrevistados afirmaram já ter uma infra-estrutura de servidores consolidada. A maioria das companhias atualizou seus servidores entre três e quatro anos, o que, para Manoel Laranja da HP Brasil, deve ser uma das boas oportunidades de negócio. ?Com um parque de servidores consolidado, deve-se diminuir a compra de servidores, mas, devido a crescente demanda de mercado, será uma grande oportunidade para upgrade?, afirma o executivo.

No entanto, um número expressivo de empresas, cerca de 35% do total, não tem planos para consolidar seu parque, mesmo que, para 60% deles, a última atualização ocorreu entre três e quatro anos. ?Não é incomum encontrarmos esse tipo de caso. No entanto, essas empresas tendem a perder competitividade, pois sua infra-estrutura de TI pode levar mais tempo para se adaptar a uma mudança das necessidades do negócio?, completa Laranja.

O estudo aponta que implementações de continuidade de negócios seguem a mesma tendência das terceirizações. Aproximadamente 34% dos entrevistados afirmam que irão adotar soluções de continuidade de negócios, mas com maior vigor em 2008 ? cerca de 20%. Além disso, há forte preocupação com a diminuição da janela de backup para 32% dos entrevistados.

Na área de armazenamento, a pesquisa destacou a grande preocupação com archiving, pois apenas para 36% não é uma solução necessária no curto prazo. Já as soluções de gerenciamento do ciclo de vida das informações (ILM) ainda não estão entre os principais focos de investimento dessas empresas, já que apenas 28% delas têm a solução implementada ou em curso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.