Granol implanta SAP R/3 com tecnologia ASAP Focus

0

Um dos maiores complexos de agronegócio genuinamente brasileiro, a Granol deu início ao seu projeto SAP R/3, o primeiro no país que utilizará integralmente a tecnologia ASAP Focus, que tem como principal objetivo suportar o crescimento estratégico da companhia. A empresa responsável pela implementação do sistema de gestão da SAP será a Braxis IT Services, empresa brasileira de serviços corporativos de TI.

A Granol reúne cinco unidades industriais, 17 centros regionais de compra e armazenagem de grãos, um terminal marítimo e outro fluvial, além do escritório-sede em São Paulo. A empresa emprega mais de mil funcionários diretos e dispõe de uma capacidade anual de esmagamento de 1,9 milhão de toneladas de grãos, refino de 250 mil toneladas de óleo bruto, envasado em 250 milhões de unidades (latas, fibra-pack e garrafas pet. A Granol tem mais de 10 mil clientes ativos.

Para suportar sua estratégia de crescimento, tanto no mercado nacional quanto internacional, a empresa decidiu adotar o SAP R/3. ?As aplicações existentes hoje em nosso ambiente não suportam crescimento transacional em larga escala. Estamos preparando nossa infra-estrutura para dar suporte às necessidades de crescimento da companhia?, afirma Luiz Sergio dos Santos, CIO da Granol.

Para tanto, a Braxis realizará o projeto de implantação por meio do Baseline ECC 5.0 (versão 2.500) para os módulos de finanças, controladoria, ordens e faturas, compras e o NetWeaver. ?Esse será um dos primeiros projetos realizados no mercado brasileiro com utilização total da metodologia ASAP Focus OnTBQ (on time, on budget, on quality), o que nos garantiu também o apoio total da SAP ao projeto?, diz Cláudio Elsas, diretor de projetos e serviços de consultoria da Braxis.

Segundo Elsas, desde setembro de 2006, uma equipe de 15 especialistas da Braxis em cada um dos módulos solicitados pela Granol, vem atendendo à empresa no projeto. ?Nossa expectativa é que o projeto se torne referência para o mercado brasileiro de grãos?, diz. Para o CIO da Granol, a implementação representa a migração para uma plataforma moderna. ?A adoção do SAP nos dará ganhos significativos de desempenho, segurança de dados, integração com aplicações-chave, como o controle de crédito, e escalabilidade para futuras melhorias e ampliação de sistemas de automação?, prevê.

As melhorias e ampliações previstas por Santos não devem demorar a acontecer. A Granol tem como meta atingir, num prazo de cinco anos, o índice de 10% da capacidade nominal instalada de esmagamento de soja no país, hoje em cerca de 36,5 milhões de toneladas. Para isso, a companhia tem uma série de projetos, concluídos e em andamento, em suas unidades industriais de Anápolis (GO), Cachoeira do Sul (RS), São Simão (GO), Tocantins (TO) Bebedouro e Araçatuba, no interior de São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.