Um dos maiores complexos de agronegócio genuinamente brasileiro, a Granol deu início ao seu projeto SAP R/3, o primeiro no país que utilizará integralmente a tecnologia ASAP Focus, que tem como principal objetivo suportar o crescimento estratégico da companhia. A empresa responsável pela implementação do sistema de gestão da SAP será a Braxis IT Services, empresa brasileira de serviços corporativos de TI.
A Granol reúne cinco unidades industriais, 17 centros regionais de compra e armazenagem de grãos, um terminal marítimo e outro fluvial, além do escritório-sede em São Paulo. A empresa emprega mais de mil funcionários diretos e dispõe de uma capacidade anual de esmagamento de 1,9 milhão de toneladas de grãos, refino de 250 mil toneladas de óleo bruto, envasado em 250 milhões de unidades (latas, fibra-pack e garrafas pet. A Granol tem mais de 10 mil clientes ativos.
Para suportar sua estratégia de crescimento, tanto no mercado nacional quanto internacional, a empresa decidiu adotar o SAP R/3. ?As aplicações existentes hoje em nosso ambiente não suportam crescimento transacional em larga escala. Estamos preparando nossa infra-estrutura para dar suporte às necessidades de crescimento da companhia?, afirma Luiz Sergio dos Santos, CIO da Granol.
Para tanto, a Braxis realizará o projeto de implantação por meio do Baseline ECC 5.0 (versão 2.500) para os módulos de finanças, controladoria, ordens e faturas, compras e o NetWeaver. ?Esse será um dos primeiros projetos realizados no mercado brasileiro com utilização total da metodologia ASAP Focus OnTBQ (on time, on budget, on quality), o que nos garantiu também o apoio total da SAP ao projeto?, diz Cláudio Elsas, diretor de projetos e serviços de consultoria da Braxis.
Segundo Elsas, desde setembro de 2006, uma equipe de 15 especialistas da Braxis em cada um dos módulos solicitados pela Granol, vem atendendo à empresa no projeto. ?Nossa expectativa é que o projeto se torne referência para o mercado brasileiro de grãos?, diz. Para o CIO da Granol, a implementação representa a migração para uma plataforma moderna. ?A adoção do SAP nos dará ganhos significativos de desempenho, segurança de dados, integração com aplicações-chave, como o controle de crédito, e escalabilidade para futuras melhorias e ampliação de sistemas de automação?, prevê.
As melhorias e ampliações previstas por Santos não devem demorar a acontecer. A Granol tem como meta atingir, num prazo de cinco anos, o índice de 10% da capacidade nominal instalada de esmagamento de soja no país, hoje em cerca de 36,5 milhões de toneladas. Para isso, a companhia tem uma série de projetos, concluídos e em andamento, em suas unidades industriais de Anápolis (GO), Cachoeira do Sul (RS), São Simão (GO), Tocantins (TO) Bebedouro e Araçatuba, no interior de São Paulo.