Os hackers estão intensificando os ataques em websites legítimos e o número deles está superando a quantidade de sites criados especificamente pelos criminosos virtuais, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 14/3, pela Trend Micro, fornecedora mundial de software e serviços de antivírus para redes e segurança de conteúdo.
De acordo com o Relatório de Ameaças de 2007 (Threat Report) e as Previsões para 2008 (Forecast), elaborado pelo TrendLabsSM, enquanto no ano passado foi registrada uma expansão das ameaças Web motivadas pelo lucro, em 2008 será confuso distinguir a reputação de websites com relação à segurança.
Os pesquisadores da Trend Micro descobriram, por exemplo, que a botnet NUWAR (Storm) está prestando serviços para hackers e alugando sua capacidade de envio de mensagens para spammers.
Segundo o estudo, as ameaças de segurança não se limitam mais aos PCs. Os equipamentos móveis, cada vez mais avançados e poderosos, estão sob a mira dos mesmos tipos de problemas que assolam os PCs (vírus, spam, Cavalos de Tróia, malware, etc.). Os dispositivos com recursos de conexão sem fio, como Wi-Fi e Bluetooth, que contam ainda com grande capacidade de armazenamento, se transformaram, de acordo com o relatório, em alvos de vazamento de dados e portadores de infecções.