Câmara vai ouvir Google e Facebook sobre política de privacidade

0

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 14, requerimento do deputado Paulo Pimenta (PT-RS) que convida executivos do Google e do Facebook para uma audiência pública com o objetivo de discutir a política de privacidade das empresas e os termos de uso de seus serviços.

O convite ao Google foi motivado pela recente mudança nos termos de uso dos sites da empresa. As normas de mais de 60 serviços – incluindo Gmail, YouTube e Google Maps – foram substituídas por um único texto. O novo termo de uso permite que o Google cruze informações dos usuários coletadas nos seus diversos serviços para compor um inventário detalhado a potenciais anunciantes.

Na semana passada, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), vinculado ao Ministério da Justiça, enviou notificação semelhante ao Google. O mesmo vale para o Facebook, alvo de críticas por alterações de regras sem aviso prévio ao usuário. Nos Estados Unidos, a rede social selou acordo com a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (Federal Trade Commission, em inglês) pelo qual fica obrigado a pedir anuência do usuário antes de promover mudanças nas normas de compartilhamento de informações pessoais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.