O novo “Estudo Global sobre os Riscos de Mobilidade” revela que os dispositivos móveis corporativos e o fenômeno de "traga seu próprio dispositivo" (BYOD) estão rapidamente frustrando a segurança e as políticas empresariais. Dos mais de 4 mil participantes de 12 países, 77% concordam que o uso de dispositivos móveis no local de trabalho é importante para atingir os objetivos da empresa. Entretanto, 76% também acreditam que esses dispositivos colocam suas empresas em risco – e somente 39% têm os controles de segurança necessários para mitigar os riscos.
“A TI passou anos trabalhando com a segurança de desktops e tentando evitar a perda de dados pela web e por e-mail, mas os dispositivos móveis estão mudando o jogo", disse Tom Clare, diretor sênior de Gerenciamento de Marketing de Produtos.da WebSense "Os tablets e dispositivos iOS estão substituindo os laptops corporativos e, ao mesmo tempo, os funcionários trazem seus próprios dispositivos para trabalhar e acessar informações corporativas. Esses dispositivos abrem as portas para a perda de dados importantes. A TI precisa se preocupar com os dados acessados pelos dispositivos móveis, e não com os dispositivos em si”.
De acordo com uma pesquisa do Instituto Ponemon, os participantes indicaram que 63% das falhas ocorreram em função de dispositivos móveis. E apenas 28% apontam os desktops de funcionários como a causa.
Essa nova pesquisa, realizada pelo Instituto Ponemon e patrocinada pela provedora de segurança de conteúdo Websense, Inc, foi organizada para ajudar os profissionais de segurança de TI a desenvolver planos para garantir a segurança diante de uma força de trabalho móvel cada vez maior. Eka revela que, geralmente, as empresas não sabem como e quais dados estão saindo das suas redes através de dispositivos móveis pouco seguros. As soluções tradicionais e estáticas de segurança como antivírus, firewalls e senhas não são eficientes para frear o malware avançado e as ameaças de roubo de dados de pessoas internas negligentes ou mal intencionadas.
Para permitir o uso seguro de dispositivos móveis, a Websense lança, também, sua solução Websense Triton Mobile Security, que combina quatro elementos fundamentais (segurança web, segurança de dados, malware móvel e proteção de aplicativos, e os recursos essenciais para administração de dispositivos móveis) em uma única solução. Como um serviço de segurança em nuvem, disponível a qualquer hora e em qualquer lugar, a solução evita a perda de dados confidenciais em iPads, iPhones, Android e outros dispositivos móveis.
Mais de 4.600 profissionais das áreas de TI e segurança de TI da Austrália, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Hong Kong, Índia, Itália, México, Singapura, Reino Unido e Estados Unidos participaram da pesquisa. Com uma média de dez anos de experiência na área, 54% são supervisores (ou em cargos de maior responsabilidade) e 42% trabalham para empresas com mais de 5 mil funcionários. A pesquisa define dispositivos móveis como laptops, drives USB, smartphones e tablets.
Principais Descobertas
*59% dos participantes dizem que os funcionários driblam ou desligam os recursos de segurança, como senhas e travas, em dispositivos móveis corporativos e pessoais
*No último ano, 51% das empresas participando desse estudo sofreram com a perda de dados causada por dispositivos móveis pouco seguros usados por seus funcionários, incluindo laptops, smartphones, dispositivos USB e tablets.
*Dos participantes, 77% concordam que o uso de dispositivos móveis no local de trabalho é importante para atingir os objetivos da empresa. Uma porcentagem igual (76%) acredita que essas ferramentas colocam as empresas em risco. Apenas 39% contam com os controles de segurança necessários para mitigar esses riscos, e somente 45% possuem as políticas aplicáveis.
*Os dispositivos móveis pouco seguros aumentam os índices de infecções por malware. 59% dos participantes dizem que, no último ano, suas empresas passaram por um aumento do número de infecções por malware como resultado dos dispositivos móveis pouco seguros no local de trabalho, com outros 25% incertos.
*65% dos participantes estão principalmente preocupados com os funcionários que tiram fotos ou fazem vídeos no local de trabalho – provavelmente em função de receios relacionados ao roubo ou à exposição de informações confidenciais. Outros usos inaceitáveis incluem downloads e uso de aplicativos da internet (44%) e o uso de contas de e-mails pessoais (43%). 42% dizem que baixar dados confidenciais em dispositivos (USB ou Bluetooth) é uma conduta inaceitável em suas empresas.
“Essa pesquisa revela que as empresas precisam de uma forma segura de administrar seus dispositivos móveis”, disse Clarke. “A Websense percebeu essa necessidade e desenvolveu essa nova solução Websense Triton Mobile Security. Em nossa opinião, somos o único fornecedor que enfrenta as falhas de segurança mencionadas pela pesquisa. Levamos a segurança móvel ao próximo nível, combinando o gerenciamento de dispositivos (MDM) com a proteção em tempo real contra a perda de dados, ameaças dinâmicas da Internet, malware móvel e aplicativos móveis maliciosos".
“Perguntamos a milhares dos nossos profissionais de segurança de TI se os dispositivos móveis eram imprescindíveis para os objetivos da empresa”, disse Larry Ponemon, presidente e fundador do Ponemon Institute. “Mas, os dispositivos móveis criam riscos para empresas – riscos de que elas não possuem os controles de segurança necessários e as políticas aplicáveis. Também ficou claro que os funcionários estão desativando os controles de segurança por conta própria, o que se transforma em um problema sério”.