A experiência do cliente é a principal forma de diferenciação para as organizações, mas sua capacidade para processar e analisar dados não está se desenvolvendo com a velocidade necessária. Isso é o que mostra a sétima edição do estudo Digital Trends 2017 – desenvolvido pela Adobe e Econsultancy, que ouviu mais de 14.000 profissionais de empresas e agências no mundo todo.
O objetivo macro do levantamento é prever o cenário de investimentos e esforços que empresas e agências farão em marketing digital, tanto nesse quanto nos próximos anos.
Dentre as áreas de maior oportunidade neste ano, 22% das empresas e 18% das agências acreditam em otimizar a jornada do cliente como a maior delas; 16% das empresas e 13% das agências acreditam na criação de conteúdo atraente e 12% das empresas/agências preferem data-driven marketing.
Para 2020 a grande perspectiva é engajar audiência via realidade virtual ou aumentada para 25,5% das empresas/agências, IoT (25,5%), inteligência artificial (23,5%). Quem ganha e quem perde verba: 13% das empresas enxugarão o orçamento de Display Advertising e de links patrocinados, enquanto personalização (51%) e anúncio em vídeo (50%) terão orçamentos reforçados em 2017.