Conexão digital: a influência do tom de voz na experiência do usuário

0

Quando falamos de produtos digitais, a experiência do usuário é um dos pilares fundamentais para o sucesso. E, dentro dessa experiência, o tom de voz desempenha um papel essencial.

A voz ideal é aquela que está alinhada com as diretrizes da marca, como propósito e comportamento, que cria uma diferenciação perante tantas outras marcas e produtos digitais por aí. Imagine se todos os aplicativos tivessem o mesmo texto, a mesma abordagem e o mesmo estilo de comunicação, seria no mínimo estranho ou pouco criativo.

Por isso, o tom de voz é algo estratégico que precisa conectar com o público.

Muitos podem subestimar o poder das palavras no design de produtos, mas a verdade é que a escolha da comunicação adequada pode transformar a maneira como os usuários percebem e interagem com um aplicativo, plataforma, site ou e-commerce.

O uso do tom de voz correto em produtos digitais é crucial por várias razões. Primeiro, permite que os produtos digitais se comuniquem de forma clara e eficaz com os usuários, transmitindo informações de maneira compreensível e acessível. Além disso, ajuda a estabelecer a identidade da marca, sua personalidade, valores e propósito, o que é essencial para a criação de uma conexão emocional com os usuários e para se diferenciar da concorrência.

Cada produto digital tem um público-alvo específico e sua comunicação deve ser adaptada para atender às necessidades e expectativas desse grupo. Por exemplo, um aplicativo voltado para profissionais de TI pode adotar um tom mais técnico e especializado, enquanto um aplicativo de culinária para amadores pode ser mais informal e descontraído.

Entender e se comunicar de forma eficaz com o público-alvo é essencial para o sucesso do produto.

A escolha do tom de voz também está intrinsecamente ligada à usabilidade do produto. Um posicionamento mais confuso, ambíguo ou excessivamente técnico pode levar à frustração e confusão por parte dos usuários. Por outro lado, uma comunicação mais clara, simples e direta facilita a compreensão das informações e a realização de tarefas, contribuindo para uma experiência mais agradável e eficiente.

Um tom de voz atraente, envolvente, amigável e acessível pode tornar a curva de aprendizado mais suave e encorajar os usuários a explorarem mais profundamente o produto. Isso pode aumentar o tempo de permanência no aplicativo ou site e melhorar a retenção de usuários.

Para unir tudo isso e construir uma identidade mais alinhada com a personalidade da marca, um recurso importante é o uso de arquétipos. Os arquétipos são padrões universais de comportamento que ajudam a definir a personalidade da marca, ou seja, ele é importante pois permite uma conexão mais aprofundada com os públicos.

E por que incorporar na comunicação? Pelo fato de tornar aquele produto digital e, consequentemente, a marca facilmente reconhecida e lembrada, criando uma experiência memorável. Alguns exemplos reais ilustram como a utilização do tom de voz faz toda a diferença na entrega final ao usuário.

O site The News (https://thenewscc.beehiiv.com/), por exemplo, utiliza o arquétipo do bobo da corte e apresenta textos mais informais e brincalhões, sem comprometer a veracidade ou profundidade da notícia, criando um território único e dialogando diretamente com seu público.

Outra referência é o aplicativo do Mercado Livre. Os textos são descomplicados e trazem uma linguagem direta e fácil. O usuário não fica perdido com a ação de botões, campos de busca, etc. Ao acessar 'produtos vistos recentemente', por exemplo, o título da sessão está "Inspirado no último visto". Muito mais próximo e direto. Os banners utilizados pela marca também se conectam com as pessoas ao utilizar expressões como: "Achadinhos da beleza com até 50% OFF" ou Mercado Pago "Sua Maquininha no precinho! Aproveite."

O tom de voz também precisa ser refletido nesses CTAs e outras ações do APP. Ele deve ser dinâmico (mutável) e será sempre atualizado e construído de forma evolutiva.

É válido também trazer a questão da acessibilidade. Alguns sites, como O Museu da Pessoa (https://museudapessoa.org/), possuem avatares em 3D que se comunicam em libras. A forma como foi construído este avatar precisa estar alinhado à marca. O perfil e o jeito que o avatar se comunica traz para o usuário uma proximidade importante.

Para produtos digitais que lidam com informações sensíveis, a confiança é um elemento-chave. Um tom de voz que transmita segurança, confiabilidade e profissionalismo é essencial para estabelecer a credibilidade da marca e ganhar a confiança dos usuários.

Trazer o UX Writing como protagonista para auxiliar na construção da identidade verbal dos produtos digitais é de grande importância. Gerar conexões através do visual, sensorial e verbal é o que nos permite elevar o padrão de entrega.

Daniel Faulin, Chief Experience Officer (CXO) na empresa Verity.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.