Puxado pelos gastos com produtos de informática, o índice de consumidores que pretende comprar neste trimestre é maior que o registrado nos primeiros três meses deste ano, segundo estudo realizado pelo Programa de Administração de Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (FIA).
De acordo com apuração feita de abril a junho, 27,6% dos entrevistados responderam que não pretendem adquirir itens dos segmentos pesquisados (livros, CDs e DVDs, eletroeletrônicos, produtos de informática, linha branca, telefonia e celulares, cine e foto, entre outros), enquanto que, de janeiro a março, esse percentual era de 33,4%.
Esse otimismo também é reflexo do último ano. Entre abril e junho de 2008, 63,2% dos entrevistados pretendiam adquirir algum produto, enquanto que no mesmo período de 2009 esse índice é de 72,4%.
Entre as categorias avaliadas para este trimestre, os itens de informática lideram as intenções de compra com 15%, seguidos pelos produtos de linha branca, com 12,8%, e o segmento de cine e foto, com 12,4%.
"O que podemos concluir com a tabulação desses números é que há uma manutenção na tendência de consumo, mas, em virtude da restrição ao crédito, o consumidor está mais conservador para se endividar", avalia Cláudio Felisoni, coordenador do Provar/FIA.
A pesquisa também apontou um aumento na intenção de compras pela internet. Apenas 12,7% dos entrevistados informaram não ter intenção fazer compras pela internet, ante 15,7% no trimestre anterior.
- Objeto de desejo