A Anatel, a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e o Comitê Gestor de Internet (CGI.br) trabalham juntos para lançar um serviço que auxilie o usuário a comparar a qualidade dos serviços de banda larga oferecidos no país.
A informação foi dada na segunda-feira, 13, por Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, e confirmada pelo conselheiro da agência reguladora, Plínio de Aguiar Júnior, em evento nesta quarta-feira, 14, em São Paulo.
De acordo com Aguiar, a nova metodologia medirá não só a velocidade da conexão, mas também a qualidade do serviço percebida pelo cliente, e essas informações serão periodicamente atualizadas no website do CGI.br.
A iniciativa, liderada pelo comitê gestor e pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), começou em maio do ano passado, pouco antes da primeira pane da rede da Telefônica, ocorrida em julho, e tinha o objetivo único de aferir a qualidade do serviço somente do ponto de vista dos consumidores de São Paulo. Mais recentemente, a Anatel e a RNP começaram a estudar métodos de medição de velocidade, disponibilidade e franquia de serviço, além de outros itens.
Terceirização e apagão
Para Aguiar, a terceirização da operação das redes que está em curso em diversas operadoras compromete a qualidade dos serviços prestados. E isso, segundo ele, explica parte dos problemas que algumas delas estão tendo com a disponibilidade de seus serviços, incluindo-se aí o apagão da rede da Telefônica, ocorrido semana passada. "Grande parte das operadoras está terceirizando completamente a infraestrutura, o que aumenta o risco de falha uma vez que ficam mais distantes da operação", diz. "Além disso, a qualidade da rede é definida no investimento. Ao investir pouco, a qualidade cai", completou Aguiar.
O presidente da Telefônica, Antônio Carlos Valente, rebateu a crítica dizendo que nenhuma outra operadora no Brasil investiu tanto na ampliação e modernização da rede quanto a operadora paulista.
- Métrica de qualidade