Levantamento feito pela Deezer entre os dias 2 e 22 de março em todo o mundo revela que o distanciamento social provocado pela Covid-19 mudanças no comportamento da população no consumo de áudio e vídeo. Uma das constatações é que em vez do habitual horário de pico das 7h, o mundo agora tem dado play em suas faixas entre 9h e 10h.
Aos finais de semana, as pessoas estão escutando mais música durante a tarde, algo que nunca ocorreu antes. Sextas-feiras anteriormente reuniam o maior volume de streams da semana – com a interrupção das atividades sociais e do #Sextou, isso mudou e agora, pela primeira vez, todos os dias se comportam iguais.
Recuperação dos streamers
Os dados mostram que as pessoas precisaram de cerca de 10 dias para se adaptarem à vida solitária. Os números na Itália mostraram que embora os níveis de engajamento tenham caído no início, eles voltaram a se estabilizar após a primeira semana de isolamento. Países como França tem mostrado o mesmo comportamento – e é muito provável que o Brasil também siga essa tendência.
Nesse processo de estabilização, a Deezer percebeu a demanda das pessoas por conteúdos que refletiam seus humores. Decorrida apenas uma semana do lançamento do canal "Vida em Casa", que ocorreu na última segunda-feira (23/03), a reprodução de playlists como "Mellow Days " aumentaram 335%, "Feel Good " se tornou a segunda mais transmitida globalmente no canal e "Happy Hits " teve um aumento de 53% globalmente.
No Brasil, a playlist "Calmaria " teve um crescimento de 267%, seguida pela "Slow-Fi ", feita para ajudar as pessoas a descansarem, que atingiu crescimento de 217%. Artistas que se engajaram com o público em lives também tiveram um crescimento em streams. Gusttavo Lima, por exemplo, teve um aumento de 40% em streams no último domingo em relação aos domingos anteriores, após a transmissão ao vivo que fez no sábado. Michel Teló também teve um consumo 40% maior no sábado, depois da live de sexta. Já Sandy viu seus streams crescer 46%.
O boom dos rádios e playlists de MOOD
• Rádio: à medida que a incerteza aumenta e passamos mais tempo dentro de casa, temos mais necessidade de notícias e saber o que está acontecendo no mundo. Apesar da queda registrada de streaming de músicas, as pessoas passaram a ouvir rádio ao vivo, que cresceu globalmente em 19% nas últimas duas semanas. Na última semana, aumentou mais 2% no mundo todo.
• Podcasts: apesar dos bons resultados gerais do podcast global, os temas crianças, esportes e meditação estão crescendo ainda mais após o lançamento do canal "Vida em Casa". Os pais, que agora precisam equilibrar o trabalho com o entretenimento de seus filhos, apostam nos podcasts de conteúdo infantil para ajudar nessa missão – após o lançamento do canal, a quantidade de usuários ativos nesta categoria cresceu 218%. As pessoas também têm aproveitado os podcasts de treinamento esportivo, que cresceram 194%, para se manterem em forma, e apostado nos conteúdos de meditação, que cresceram 132%, como maneiras de se acalmar e manter a ansiedade sob controle nesse momento.
• Música: como consequência de muitas pessoas trabalhando de casa, o streaming de faixas da playlist "Work From Home " aumentou 391%* nos dias que se seguiram ao lançamento do canal "Vida em Casa ". No entanto, estar em casa não significa abrir mão da sua saúde física, e o exercício físico continua sendo uma prioridade para muitos – a playlist "Sport Motivation " é a mais transmitida no canal no mundo todo e o streaming de "Yoga e Meditação " também cresceu significativamente, atingindo 366% em uma semana.
No Brasil, as pessoas também compartilham dessa motivação para se manter em forma, com "Malhando em Casa " crescendo 227%. No entanto, a playlist que mais cresceu aqui foi a "Mundo Disney " (3.634%), demonstrando a grande necessidade dos pais brasileiros de entreterem seus filhos enquanto se dedicam ao trabalho em casa.
"O canal que criamos para ajudar as pessoas a ficarem em casa, "Vida em Casa", engloba tudo o que elas precisam, de esportes à meditação. A população, que sempre teve uma boa relação com o streaming, agora têm adotado as playlists e podcasts como parte de sua rotina de bem-estar. Nesse sentido, nossos editores estão trabalhando incessantemente para garantir que os nossos usuários sempre encontrem conteúdo novo e relevante na Deezer, não importa em que dia da semana seja", acrescenta Aurélien Hérault, Chief Data & Research Officer global da Deezer.
Uso de aparelhos domésticos
Como não existe mais a necessidade de pegar os fones de ouvido e dar o play no celular durante o trajeto casa-trabalho, trabalho-casa, as pessoas têm passado a utilizar outros dispositivos para ouvirem músicas e podcasts, como é o caso de computadores, smart TVs, assistentes virtuais, entre outros.
Três tendências de curto prazo de Aurélien durante o período de isolamento:
• Globalmente, apostamos menos em nossos celulares e mais em devices domésticos. Provavelmente isso continuará a aumentar, especialmente nos mercados europeus;
• Após um declínio inicial no estágio de "choque", os números de streams deverão começar a aumentar novamente. Possivelmente ainda levará algum tempo para voltarmos aos níveis pré-crise;
• Playlists e podcasts de diversos temas continuarão crescendo, à medida que ajudam na nossa vida cotidiana em ambientes fechados. Assuntos como culinária, cultura e condicionamento físico devem se tornar ainda mais relevantes.
• O crescimento de 391% da playlist "Work From Home" ocorreu entre 13 a 16 de março de 2020