BMC lança novos recursos de gerenciamento com uso de IA

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A BMC lançou os novos recursos de Operações de TI por Inteligência Artificial (AIOps) e  de Gerenciamento de Serviços por Inteligência Artificial (AISM) para o portfólio BMC Helix, que possibilitarão que equipes de serviços e operações de TI prevejam melhor os problemas, encontrem uma solução mais rapidamente e ofereçam serviços ininterruptos.

Estes recursos são proporcionados pela nova BMC Helix Platform, que permite, de forma aberta, engajamento, capacidade de observação e capacidade de ação entre múltiplos domínios.

"Uma empresa digital precisa orquestrar o ecossistema de observações, pessoas, dados, ações e ativos, de uma forma que ofereça valor tanto aos clientes quanto aos funcionários", afirmou Shannon Kalvar, Research Manager da IDC. "Ferramentas de gerenciamento de serviços de TI, que tradicionalmente têm realizado essa coordenação em uma pequena escala, cresceram e evoluíram nos últimos anos para suprir esta necessidade de forma mais ampla, possibilitando tanto operações de TI semiautônomas quanto gerenciamento mais integrado de serviços empresariais."

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A nova BMC Helix Platform ajuda equipes empresariais — o que inclui DevOps — a atingirem suas metas de qualidade, velocidade e experiência, graças a recursos de capacidade de observação e automação. A plataforma integra equipes de serviços e operações de TI ao fornecer uma interface de usuário comum, com rica visualização, que amplia visibilidade e contexto, possibilita o lançamento cruzado de uma solução para outra e oferece fluxos de trabalho automatizados configuráveis, para liberar recursos e empreender rapidamente ações corretivas. Esses fluxos de trabalho podem ser utilizados para automatizar tarefas, como a implementação de softwares solicitados por um usuário, ou a coleta de dados adicionais sobre um incidente, para enriquecimento. Finalmente, a plataforma suporta ambientes em rápida transformação e os mantém atualizados com modelos de serviços dinâmicos, que processam métricas, eventos e topologias de soluções da BMC e de outros desenvolvedores.

Gerenciamento proativo de problemas

Ao aplicar o processamento de linguagem natural da IA para detectar automaticamente grupos de incidentes recorrentes, a solução BMC Helix reduz consideravelmente o tempo de investigação ao descobrir a causa-raiz e outros impactos causais, além de permitir uma transferência simples da identificação de problemas para a investigação e para encerramento. Essa capacidade libera os funcionários para que se concentrem em áreas de problema com alto valor, reduzam a carga de gerenciamento de incidentes e evitem impactos adversos no desempenho e na disponibilidade de serviços.

 

 

 

O BMC Helix simplifica o gerenciamento proativo de problemas ao aplicar o processamento de linguagem natural da IA para detectar automaticamente grupos de incidentes recorrentes.

Gerenciamento de eventos

A solução reduz o tempo necessário para investigar e solucionar grupos de incidentes ao identificar automaticamente incidentes relacionados à mesma situação. Os usuários podem coletar, correlacionar e aplicar inteligência para analisar eventos com base em políticas, de modo a reduzir o ruído de eventos e compreender melhor o problema. A análise de causas prováveis pode, então, ser aplicada para identificar a causa-raiz, permitindo que equipes solucionem problemas de forma mais rápida, precisa e com menos esforço. Utiliza AIOps para fornecer análise de causas prováveis centrada em serviços de modo a determinar a causa-raiz e reduzir o tempo médio de reparo.

Desempenho

O BMC Helix apresenta os itens de configuração e eventos correlacionados que são mais prováveis de serem a causa-raiz de um possível impacto sobre o desempenho ou o serviço. Os usuários podem analisar dados e identificar uma métrica ou um grupo de métricas que se comportem de maneira anormal para acionar eventos e notificações em função da necessidade específica.

Permite que os usuários utilizem visualizações novas e intuitivas — como mapas de calor e visualizações em blocos — que apresentam o estado atual de um serviço empresarial. Essa visualização em tempo real ajuda as equipes a evitarem possíveis problemas, com base em tendências, e aumenta o desempenho, a disponibilidade e a qualidade dos serviços.

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