Com a demanda crescente por soluções sustentáveis ??e ecológicas, muitas organizações no Brasil buscam estabelecer uma política de ESG – Governança Ambiental, Social e Corporativa. Dessa forma, para este ano, observa-se uma tendência com o surgimento de startups financeiras "verdes", conhecidas como Green Fintechs.
"As Green Fintechs adotam a sustentabilidade como o novo padrão aos negócios. O movimento, que cresce no país, tem conquistado investidores e criado novas oportunidades", comenta o especialista Bruno Diniz, líder na América Latina da FDATA – Financial Data & Technology Association e autor do livro O Fenômeno Fintech.
No Brasil, Diniz cita dois exemplos de Green Fintech: a startup Moss. Earth, que atua com foco na redução de emissão de carbono por meio da venda de créditos de carbono; e a (bvm:12), plataforma em blockchain focada no ecossistema de impacto positivo, que conecta empresas e investidores com foco nas premissas ESG.
"Com as mudanças para hábitos de consumo mais conscientes, as pessoas também buscam investir de forma sustentável, logo observam-se oportunidades para a criação de novas soluções financeiras que priorizem ações em prol do meio ambiente. O sistema financeiro é fundamental para o progresso da sociedade em direção a um futuro mais sustentável", ressalta.