Como pequenos empreendedores podem se destacar em meio a cenários competitivos e cada vez mais tecnológicos

0

Já não é novidade que devido às inovações tecnológicas o mercado está cada vez mais competitivo.  Seja em meio a gigantes que já estão estabelecidos há anos, ou frente a empresas mais jovens que atuam de forma mais ágil e aplicam mais rapidamente soluções eficazes, diversos micro e pequenos empreendedores têm dificuldades para alcançar o destaque desejado e se posicionar junto ao cliente alvo. 

Um dos pontos altos vistos na NFR de 2023, a principal feira de varejo no mundo, está relacionado ao uso da tecnologia como driver para inovação e crescimento do varejo. Algumas das principais tendências apresentadas passam pela transformação do varejo, com adoção do entretenimento através de lojas cada vez mais intuitivas e integradas ao digital. Também ficou evidente a evolução do varejo sem atritos, que serão potencializadas pelo self checkout, e pelas evoluções das soluções de pagamento e biometria.

Cabe destacar que as inovações são potencializadas quando conectadas com um genuíno atendimento da necessidade do cliente, e invariavelmente com mudanças no modelo de negócio, que podem ser adotadas por empresas de qualquer porte. Quando essas características estão presentes é possível criar alguma vantagem competitiva que pode ser fundamental para se destacar frente aos concorrentes no mercado.

Também é fundamental que o empreendedor mantenha uma boa boa avaliação interna do seu negócio. Compreender os pontos fortes e fracos, traçar novas estratégias e desenvolver soluções que visam o crescimento da operação é parte do exercício de análise e planejamento que deve sustentar as inovações. 

Uma boa prática de gestão é compreender os números da empresa e do mercado , não apenas as informações sobre vendas. Avaliar corretamente a performance, conectar a dinâmica financeira e operacional é um ponto limitante para muitos negócios. 

Ferramentas que facilitem a administração e gestão dos negócios ajudam os empreendedores a gastar menos energia em controles paralelos e atividades com baixo grau de eficiência. Por fim, a velha e boa criatividade é fator chave para diferenciar um negócio junto ao mercado, especialmente em um contexto de pequenas empresas. 

Marcelo Navarini, diretor do Bling.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.