Já não é novidade que devido às inovações tecnológicas o mercado está cada vez mais competitivo. Seja em meio a gigantes que já estão estabelecidos há anos, ou frente a empresas mais jovens que atuam de forma mais ágil e aplicam mais rapidamente soluções eficazes, diversos micro e pequenos empreendedores têm dificuldades para alcançar o destaque desejado e se posicionar junto ao cliente alvo.
Um dos pontos altos vistos na NFR de 2023, a principal feira de varejo no mundo, está relacionado ao uso da tecnologia como driver para inovação e crescimento do varejo. Algumas das principais tendências apresentadas passam pela transformação do varejo, com adoção do entretenimento através de lojas cada vez mais intuitivas e integradas ao digital. Também ficou evidente a evolução do varejo sem atritos, que serão potencializadas pelo self checkout, e pelas evoluções das soluções de pagamento e biometria.
Cabe destacar que as inovações são potencializadas quando conectadas com um genuíno atendimento da necessidade do cliente, e invariavelmente com mudanças no modelo de negócio, que podem ser adotadas por empresas de qualquer porte. Quando essas características estão presentes é possível criar alguma vantagem competitiva que pode ser fundamental para se destacar frente aos concorrentes no mercado.
Também é fundamental que o empreendedor mantenha uma boa boa avaliação interna do seu negócio. Compreender os pontos fortes e fracos, traçar novas estratégias e desenvolver soluções que visam o crescimento da operação é parte do exercício de análise e planejamento que deve sustentar as inovações.
Uma boa prática de gestão é compreender os números da empresa e do mercado , não apenas as informações sobre vendas. Avaliar corretamente a performance, conectar a dinâmica financeira e operacional é um ponto limitante para muitos negócios.
Ferramentas que facilitem a administração e gestão dos negócios ajudam os empreendedores a gastar menos energia em controles paralelos e atividades com baixo grau de eficiência. Por fim, a velha e boa criatividade é fator chave para diferenciar um negócio junto ao mercado, especialmente em um contexto de pequenas empresas.
Marcelo Navarini, diretor do Bling.