A Dell, uma das maiores fabricantes de computadores do mundo, inaugurou nesta segunda-feira (14/05), com a presença do presidente Lula, uma fábrica em Hortolândia, no interior de São Paulo.
A montagem da nova unidade, que vai substituir a produção de Eldorado do Sul (RS), foi uma decisão estratégica da empresa para ficar mais próxima dos clientes e devido, também, a uma questão logística, já que estará perto do maior aeroporto de cargas do país, o de Viracopos, em Campinas.
Com a mudança, a unidade de Eldorado do Sul, que supria os mercados brasileiro, chileno, argentino, colombiano e sul-africano, vai concentrar somente as atividades de back office e o centro de desenvolvimento da empresa. A companhia norte-americana já produz desktops e servidores em Hortolândia desde março e, a partir de junho, começa a produzir também notebooks.
Segundo diretor geral da Dell no Brasil, Raymundo Peixoto, os benefícios mais visíveis com a mudança serão a redução do tempo de entrega e a dos custos. Ele disse também que, com a iniciativa, a empresa pretende também ampliar sua presença no mercado corporativo do país, e acrescentou que tecnologia avançada e os altos padrões estabelecidos para a construção da nova unidade no Brasil servirão de modelo para outras fábricas da Dell distribuídas pelo mundo.
O executivo não revela quantos empregos a fábrica de Hortolândia deve gerar, mais diz que atualmente a Dell tem mais de 1,2 mil funcionários entre as duas unidades.