O mobile marketing via bluetooh ainda está começando no Brasil, mas algumas tendências para o futuro já podem ser vislumbradas. Para o presidente da pontomobi, Leonardo Xavier, uma delas é a que o pagamento das campanhas passará a ser por quantidade de downloads.
Hoje, o anunciante paga um preço predeterminado, que leva em conta principalmente a duração e a abrangência geográfica da campanha. Outra expectativa de Xavier é de que as redes bluetooth se tornem cada vez mais integradas e inteligentes, sendo capazes, por exemplo, de identificar se determinado cliente já recebeu a mensagem e, assim, não enviá-la de novo. Ou enviar algo diferente para o cliente.
Xavier foi um dos palestrantes durante o 7° Tela Viva Móvel, evento promovido pelas revistas TELETIME e TELA VIVA, que terminou nesta quarta-feira (14/5), em São Paulo. O executivo deu também algumas recomendações para quem quiser prestar serviços nesse segmento. Uma das mais importantes: é fundamental que haja uma sinalização sobre a campanha bluetooth.
Em um projeto montado em um shopping paulista, a pontomobi pôs banners comunicando a campanha. O resultado foi positivo: cerca de 2 mil downloads registrados por dia. Outro conselho de Xavier é que a cobertura bluetooth seja bem planejada e abranja somente a área onde estará o público alvo. Outra recomendação é que sejam escolhidas áreas de retenção, ou seja: lugares em que o público não esteja apenas de passagem, mas esteja parado.
Em um shopping, por exemplo, uma boa área seria a praça de alimentação. Por fim, o conteúdo enviado pela campanha precisa ter relevância para o usuário.
Rede
A pontomobi tem hoje acordo com 1,5 mil locais para instalação de equipamentos bluetooh. Até então os equipamentos eram instalados em caráter temporário, apenas enquanto durasse uma campanha.
Mas até o fim deste mês a empresa vai pôr 100 equipamentos fixos. E o plano é aumentar para 500 até o fim do ano.