Vendas de PCs crescem 25,6% no primeiro trimestre

0

As vendas de computadores no mercado brasileiro totalizaram 2,51 milhões unidades no primeiro trimestre, o que representa um crescimento de 25,6% na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com estudo da consultoria IT Data, contratado pela Associação Brasileira da Indústria Eletroeletrônica (Abinee).

Segundo o levantamento, as vendas de desktops alcançaram 1,84 milhão de unidades, um crescimento de 5,8% sobre o período de janeiro e março de 2007, enquanto as de notebooks atingiram 664 mil unidades, 165% superior em relação a um ano antes. Esse resultado fez com que os computadores portáteis passassem a representar 26% do mercado de PCs no trimestre. A estimativa da Abinee é que até o fim do ano este percentual atinja 32,4%.

A participação do mercado ilegal de desktops cresceu de 29%, nos últimos três meses do ano passado, para 32%, neste primeiro trimestre. Em contrapartida, o mercado ilegal de notebooks apresentou redução de 37%, no quarto trimestre de 2007, para 34% entre janeiro e março deste ano. O estudo também constatou que o mercado varejista comercializou 1 milhão de PCs no primeiro trimestre, o que resultou em uma participação de 40% do mercado.

No primeiro trimestre, foram comercializados cerca de 70 mil PCs com as especificações do programa Computador para Todos do governo federal. O número apurado refere-se às vendas com as configurações do programa e não às vendas com a utilização de financiamento governamental. O estudo da Abinee aponta que as vendas de PCs atingirão 11,7 milhões de unidades neste ano, o que, se confirmado, representará um crescimento de 17% em relação a 2007. Contudo, a entidade estima que o mercado de desktops cairá 2% neste ano, encerrando o ano com 7,91 milhões de unidades, enquanto que o de notebooks crescerá 98%, chegando a 3,79 milhões de máquinas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.