As vendas mundiais de chips de memória DRAM – chip de memória usado em computadores – registrou forte recuperação no primeiro trimestre deste ano. A receita da indústria totalizou US$ 9,5 bilhões, um expressivo crescimento de 181,6% em relação aos US$ 3,4 bilhões registrados em igual período de 2009, de acordo com dados da iSuppli. O resultado representa o terceiro melhor desempenho trimestral na história da indústria, sendo superado apenas pelo quarto trimestre de 2006 e os primeiros três meses de 2007.
O aumento da receita no trimestre levou a iSuppli a analisar que este ano pode representar o maior entre todos em desempenho de vendas. A consultoria explica que nos primeiros três meses do ano, a receita com a venda de memória DRAM foi superior a todo o primeiro semestre de 2009, marcado pela desaceleração da economia mundial.
Além disso, a iSuppli observa que o primeiro trimestre tradicionalmente representa o período de vendas mais fraco do ano para memória de computador, quando os preços e os embarques costumam retrair, após o quarto trimestre, que é marcado por um forte volume de vendas de PCs. Entretanto, este ano foi diferente, diz a consultoria, quando comparado com os três últimos meses de 2009, já que a receita da indústria registrou crescimento de 9,7%.
- Alta