Embora a maior parte da receita do Alibaba venha da China, o gigante do e-commerce anunciou, durante reunião realizada com funcionários em sua sede na quarta-feira, 13, que a prioridade este ano é se concentrar agressivamente no crescimento de seu negócio global.
Daniel Zhang, que foi nomeado novo CEO da companhia na semana passada, disse que a empresa deve se globalizar, sendo que, para tal, seja feito um esforço bem-sucedido. "Vamos organizar uma equipe global e adotar o pensamento global para gerenciar o negócio e atingir a meta de comprar e vender mundialmente" declarou ele.
Ainda de acordo com Zhang, a estratégia no exterior incluirá o AliExpress, site do grupo que ajuda a vender produtos chineses para os consumidores no exterior, e o Tmall Global, uma plataforma que ajuda as marcas estrangeiras a melhor atingir os consumidores chineses. Os planos de expansão internacional do Alibaba também se concentrarão em grande parte de seu negócio de computação em nuvem Aliyun, que abriu data centers nos EUA e no Oriente Médio.
O executivo também pediu a contratação de mais talento internacional. "Teremos funcionários de todo o mundo com um olhar diferente um do outro", proferiu. "Nós temos que ter o tempo para compreendê-los, compreender seus hábitos, as diferenças culturais e maneira de pensar. É assim que uma companhia se torna verdadeiramente internacional", acrescentou. Com informações de agências de notícias internacionais.