Laboratório Lilly atualiza notebooks de sua força de vendas

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A indústria farmacêutica americana Lilly ? dona das marcas Prozac, Evista, Zyprexa e Cialis ? deu mais um passo decisivo para melhorar seus processos e oferecer melhores condições de trabalho e aumentar a produtividade dos funcionários com a implantação da solução de gerenciamento de infra-estrutura de TI Altiris Client Management Suite.

A principal meta do laboratório de medicamentos era ter um inventário preciso de todos os seus hardwares e softwares, e, ao mesmo tempo, tornar mais ágil o trabalho de sua equipe de vendas e dos funcionários administrativos.

O primeiro resultado obtido com a ferramenta foi a redução de 20 dias para 5,5 horas a tarefa de atualizar o SAP-GUI (sistema para estações de rede do SAP) nos 250 notebooks da força de vendas e em 55 desktops do pessoal da área administrativa. ?Antes de implementarmos a tecnologia Altiris, esse processo era lento porque o fazíamos de maneira manual nas máquinas. Agora, com a tarefa executada de maneira automatizada e remota, economizamos tempo e dinheiro?, diz o líder de telecomunicações da Lilly do Brasil, Demétrio Paschoa.

O executivo conta que, antes da implantação do sistema, a equipe de vendas era obrigada a deixar o computador com os profissionais de TI por um período de três a cinco dias. ?Hoje, além de contarmos com uma ferramenta de trabalho mais segura, livramos nossos funcionários do inconveniente de ficar sem micro, o que atrapalhava a produtividade e impactava os negócios da empresa?, relata Paschoa.

A equipe de TI também ganhou, segundo ele. ?Por ter de fazer o trabalho manualmente, o pessoal da minha área perdia vários dias executando a tarefa, tendo, muitas vezes, que contratar pessoas de fora para dar conta de concluir todo o serviço. Agora, por exemplo, o trabalho de criar um pacote de atualização de software, validá-lo, criar políticas e fazer a entrega eletronicamente do software nas máquinas foi reduzida de dias para poucas horas?, analisa.

A decisão de adotar o pacote de gerenciamento da Altiris foi tomada pela matriz da Lilly, que escolheu as subsidiárias do Brasil e do Japão para tocar o projeto piloto. Paschoa atribui a escolha a qualidade dos profissionais, complexidade do parque instalado de hardware e software da subsidiária brasileira e aos sistemas, sempre em conformidade com a matriz da Lilly. ?Isso pesou na decisão da matriz?, comenta.

Para desenvolver o projeto no Brasil, a Lilly contatou localmente a Altiris Brasil e a integradora iPlace, responsável pela implementação. ?Escolhemos a iPlace porque o projeto criado pela matriz exigia o envolvimento de consultores certificados pela fornecedora do sistema, e a empresa cumpria este requisito?, destaca Paschoa.

A meta do piloto era incluir 40 máquinas que representaram a diversidade do ambiente computacional da Lilly, que hoje tem 24 servidores, cerca de 800 computadores distribuídos em um site central e dois remotos. O piloto permitiu a detecção das necessidades do parque. Durante três meses, foram testados os notebooks da força de vendas e dos escritórios regionais e os desktops locais.

Segundo Paschoa, o software que era utilizado antes para realizar, entre outras coisas, o inventário de hardware e software e instalação remota de software, só atingia 70% do parque instalado. ?Estávamos sempre defasados. No projeto piloto, testamos e mapeamos tudo ? software, hardware, atualizações, usuários conectados etc. Fizemos um comparativo do que estava sendo reportado pela Altiris e o relatório físico que tínhamos em mãos: finalmente os resultados bateram?, comemora.

Depois de finalizado e validado o projeto piloto, foi providenciada toda a documentação exigida pela matriz da Lilly. Foram reportados, além de todo o procedimento, os problemas identificados e suas respectivas soluções.

Com o sucesso do projeto no Brasil, o Altiris Client Management Suite passou a ser, a partir de Julho de 2004, software central da Lilly mundialmente. ?Isso significa que todas as afiliadas que tiverem uma infra-estrutura de TI que exija um gerenciamento automatizado devido à sua complexidade, adotarão a solução da empresa, homologada pela equipe de TI da Lilly?, afirma Carlos Edílson Oliveira, gerente de TI no Brasil.

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