Procon-SP fecha acordo com empresas para reduzir reclamações

0

A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP) firmou um acordo inédito com seis grandes empresas que atuam no mercado paulista, o qual estabelece metas de redução de reclamações de consumidores sobre atendimento.
As companhias signatárias são a Telefônica, líder do ranking de reclamações do órgão, a TIM, quinta colocada, e a Net Serviços. Completam a lista, a segunda e terceira colocadas no ranking, Itaú-Unibanco e Eletropaulo, além da Medial Saúde.
O diretor-executivo do Procon-SP, Roberto Pfeiffer, disse trata-se de uma iniciativa inédita do órgão. "O cumprimento das metas de redução das reclamações pelas empresas significa um compromisso de respeito aos seus consumidores, já que pressupõe a adoção de medidas para aperfeiçoar o atendimento e a qualidade do serviço", salientou.
No caso de descumprimento das metas, as empresas deverão desenvolver ações de educação para o consumo, como veiculação de programas educativos e impressão de cartilhas. O Procon-SP convocou 31 fornecedores, em razão do volume de queixas geradas ao órgão no ano passado. Além das seis empresas que efetivamente assinaram o termo de compromisso, outras 12 se comprometeram, por escrito, a reduzir o número de reclamações. Entre elas estão Positivo, Vivo e Oi.
Juntas, as 18 empresas representam 59% do total de reclamações e 45% do total de atendimentos registrados no Procon-SP. O cumprimento das metas significará uma redução de 58% do número de reclamações e 24% do número de atendimentos dessas empresas. Os compromissos de redução foram firmados para um período de 12 meses.
Apesar do acordo, 13 empresas, entre elas B2W, Claro, Embratel, LG, Nokia, Samsung e Sony Ericsson, recusaram-se a fixar metas de redução de reclamações, empenho para melhoria da qualidade de seus produtos e serviços, bem como da eficiência dos seus canais de atendimento, segundo o Procon-SP. "É uma postura lamentável, que revela uma visão ultrapassada de negócios", disse Pfeiffer. "Os consumidores certamente irão refletir sobre esta postura antes de adquirir seus produtos e serviços."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.