Bancos veem transformação como crucial para o negócio

0

O principal desafio dos bancos para os próximos anos para crescer em um mercado tão dinâmico e desafiador como o atual será melhorar o gerenciamento de riscos, a performance dos canais e os métodos de precificação, além de ter maior foco nos clientes e em sua satisfação. As conclusões fazem parte do estudo global From Complexity to Client Centricity, conduzido pelo IBM Institute for Business Value em parceria com a Economist Intelligence Unit, unidade de consultoria da revista inglesa The Economist.
O estudo, que analisou as operações tanto em mercados maduros quanto emergentes, concluiu que, no futuro, as instituições financeiras vão orientar seus produtos de acordo com o comportamento e atitudes do cliente, em vez de considerar somente dados como divisão de faixa etária, gênero e distribuição geográfica. Atualmente, apenas 27% (mercados maduros) e 32% (emergentes) já segmentam suas avaliações a partir de dados sobre o comportamento do cliente. No entanto, nos próximos três anos a expectativa das instituições é que esse número dobre, passando a 61% (maduros) e 63% (emergentes).
A análise ainda listou os fatores-chave para o sucesso das instituições financeiras. No caso dos mercados emergentes, o crescimento e lucro dos bancos estão cada vez mais relacionados com a inclusão financeira de pessoas que ainda não possuem conta bancária. "No Brasil, temos mais de 50 milhões de pessoas não bancarizadas. Dos dados da população economicamente ativa – que corresponde a 53% da população brasileira –, apenas 51% são bancarizadas de acordo com o Ministério da Ciência e Tecnologia. As oportunidades de negócios nesse segmento são imensas e os bancos precisam continuar investindo em inovação para não perderem competitividade", afirma o líder de soluções para indústria financeira da IBM na América Latina, Roberto Bisca.
Além das oportunidades de inclusão bancária, o estudo da IBM indica que os bancos nos mercados emergentes devem concentrar o foco no gerenciamento de riquezas, uma vez que a população de alta renda continuará crescendo e demandará cada vez mais um atendimento customizado.
Caminhos para a transformação
As quatro principais áreas apontadas pelos entrevistados como caminho para transformação dos negócios são: gerenciamento de riscos, excelência de serviço ao cliente, gerenciamento de capital e eficiência de custos. O gerenciamento de riscos, segundo a pesquisa, preocupa 58% dos bancos – que continuam tendo que enfrentar desafios associados à prevenção de fraudes, riscos operacionais (rotatividade de funcionários), governança e conformidade com regulamentações governamentais. O orçamento destinado ao combate às fraudes continua crescendo. Para lidar com esse cenário, os bancos precisam aprofundar os conhecimentos e percepções relativas aos riscos. O caminho é usar ferramentas de análise e otimização de negócios (business analytics optimization) para melhorar os insights e técnicas de gerenciamento.
As instituições financeiras acreditam que os maiores benefícios de investimentos em ferramentas de business analytics são gestão de riscos, de clientes, inovação, planejamento estratégico, precificação, marketing, canais e força de trabalho. Hoje, mais de 40% dos bancos sofrem com o excesso de dados e falta de ferramentas para gerenciá-los.
O estudo alerta que os bancos do futuro precisarão ainda analisar os custos de sua complexidade operacional, principalmente nos mercados já maduros. Atualmente, estima-se que o valor relativo a esses custos com complexidade nesse mercado chegue a US$ 200 bilhões ao ano.
O estudo será apresentado às instituições financeiras durante o Ciab 2011, congresso e exposição de tecnologia da informação das instituições financeiras, que começa nesta quarta-feira, 15, em São Paulo. A levantamento contou com a participação dos 200 principais bancos do mundo, sendo 28% das Américas, 36% da Europa e 36% da Ásia e Austrália. Cerca de 90% dos bancos entrevistados acreditam que transformar o cenário atual é crítico, principalmente pelo aspecto da lucratividade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.