Antenas parabólicas podem atrasar a implantação do 5G no Brasil

0

Algo divertido de se ver nos principais eventos de tecnologia e telecomunicações são os chutes tentando prever a chegada do 5G. Enquanto nos países desenvolvidos, os testes já estão a pleno vapor e os especialistas apontam a inauguração da rede em 2019, no Brasil, a indústria de telecom é mais conservadora e trabalha entre os anos de 2021 e 2022. E uma das razões para esse atraso são as antenas parabólicas.

Isso porque, de acordo com Carlos Camardella, consultor de Engenharia de Telecom da Claro Brasil, a frequência de espectro que o 3GPP, órgão que desenvolve os padrões de banda larga móvel, é o 3,5 GHz, a mesma banda utilizada pelas antenas que recebem o sinal de TV aberta via satélite e que são utilizadas em áreas mais afastadas dos grandes centros, onde a transmissão dos canais não é da melhor qualidade.

Camardella, que participou de painel realizado nesta quinta-feira,14, sobre o 5G no CIAB FEBRABAN 2018, explica que os testes feitos atualmente no Brasil mostram que as antenas sofrem interferência de estações radio-base próximas. Para resolver o problema, há duas soluções: ou se usa outra frequência para o 5G ou se desenvolve uma tecnologia que mitigue a interferência.

A primeira opção não é viável, diz Camardella. "O 3GPP também indica o uso de frequências acima de 24,5 GHz, mas quanto mais alto, mais complexo fica para levar a conexão até o consumidor, pois há perda de dados no movimento." No 3,5 GHz, não há esse problema, já que ele está apenas um pouco acima do 4G.

Por isso, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as operadoras trabalham para desenvolver um sistema de filtragem para colocar nas parabólicas. No cronograma do órgão, os testes com a tecnologia devem começar a partir desse ano e podem se alongar até 2019.

A situação se assemelha ao que ocorre com o 700 MHz, onde o governo trabalha para desligar o sinal analógico de televisão para liberar o espectro. "A tendência é que se crie um no fundo das operadoras para distribuir um futuro equipamento de filtragem para as antenas", diz o consultor.

A partir do desenvolvimento do filtro, Camardella acredita que será lançada uma consulta pública para licitar as frequências. "A partir da aquisição do espectro, as operadoras já poderão implementar o 5G, se já estiver disponível", diz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.