O Itaú Unibanco lança a plataforma Itaú Meu Negócio, com o objetivo de oferecer um ecossistema completo de soluções, passando a apoiar seus clientes também no atendimento das suas principais necessidades não bancárias.
A primeira solução a fazer parte deste ecossistema será uma ferramenta para a gestão dos negócios, produto de uma parceria com a Omie, empresa brasileira no segmento de Software as a Service (SaaS). A aproximação entre as empresas se deu, após o Itaú identificar junto a clientes empresários do segmento de pequenas e médias empresas, uma dificuldade para gerir eficientemente os diversos aspectos dos seus negócios, incluindo atividades como gestão de vendas e ordens de serviços, gestão financeira, emissão automática de notas fiscais e integração com contadores, de forma a garantir um crescimento contínuo sustentável das empresas.
"Atualmente, apenas uma pequena parcela das pequenas e médias empresas que são nossas clientes tem acesso a ferramentas de apoio à gestão. Então, ao conversar com vários destes clientes para identificar como poderíamos ajudá-los, o ponto que surgiu com mais recorrência foi a necessidade de suporte à gestão dos negócios. Por isso, decidimos que essa seria a primeira entrega de nossa nova plataforma. Buscamos a melhor solução do mercado e encontramos a Omie, que oferece uma ferramenta simples, intuitiva e muito poderosa de gestão. Com ela, nossos clientes terão mais tempo para focar no que realmente importa, o crescimento dos seus negócios", explica Carlos Eduardo Peyser, diretor do Itaú Unibanco.
"Enquanto as empresas são muito pequenas, os empresários têm facilidade para acompanhar, visualmente, todas as atividades do seu negócio", afirma Marcelo Lombardo, CEO da Omie. "Mas, quando começam a crescer, essa 'gestão visual' fica comprometida e eles passam a precisar de ferramentas que supram essa necessidade. É quando entramos e fazemos a diferença. A parceria com o Itaú será importante para acelerarmos nossa escala e termos a chance de ajudar ainda mais empresas. Faz parte de nosso propósito transformar o cenário do empreendedorismo no Brasil, com soluções eficientes que facilitem o dia a dia, ampliem a eficiência e a produtividade do ecossistema como um todo", completa Lombardo.
O Itaú Meu Negócio Gestão by Omie será pilotado nos próximos meses com um grupo pequeno de clientes, e em breve será disponibilizado às demais empresas do segmento.
Com a chegada da segunda fase do open banking, a solução oferecerá ainda mais customização aos clientes, se tornando uma ferramenta preditiva de controle financeiro e um portal para oferta de produtos e serviços – sejam eles próprios ou de terceiros.
Nos próximos meses, a plataforma Itaú Meu Negócio agregará novas soluções para atender a outras necessidades dos clientes do segmento e de empresas pequenas e médias, em parceria com empresas líderes nos seus segmentos de atuação.
Vantagens para os clientes
Um dos diferenciais da parceria é a opção por assinaturas que incluem funcionalidades para empresas de diversos portes, em pacotes com descontos exclusivos para clientes Itaú. A princípio, os clientes utilizarão a plataforma para apoiar a gestão dos negócios, mas a ambição do projeto é maior. No futuro, a ideia é que o Itaú Meu Negócio Gestão também disponibilize produtos e serviços como crédito, antecipação, seguros e consórcios, oferecidos tanto pelo Itaú como por outras empresas – startups inclusive.
"Centralidade no cliente significa entender profundamente a necessidade de cada um e disponibilizar a melhor solução disponível no mercado. Por isso, teremos um grupo de inteligência que será responsável por construir e disponibilizar as melhores ofertas no ambiente da nossa plataforma. Queremos que os clientes contem conosco em todos os momentos: da abertura à expansão de seu negócio", afirma Peyser.