NEC Electronics planeja ampliar terceirização de chips

0

A NEC Electronics disse nesta terça-feira, 14, que planeja terceirizar a produção de chips usados em eletrônicos de consumo como forma de garantir que oscilações repentinas de demanda não provoquem pesadas perdas à companhia, como ocorreu no ano fiscal passado.
Em entrevista ao The Wall Street Journal, o presidente da NEC Electronics, Junshi Yamaguchi, disse que qualquer novo projeto de terceirização teria início somente após a fusão proposta pela Renesas Technology. Embora as duas fabricantes de chip já tenham chegado a um acordo básico para a união de seus ativos, elas ainda estão trabalhando nos detalhes do plano que pode resultar na criação da maior fabricante de chip do Japão.
Como forma de evitar os enormes investimentos de capital necessários para a construção de novas plantas de chip, os fabricantes de semicondutores estão incrementando cada vez mais o projeto de produtos e terceirizando a produção para empresas como a Taiwan Semiconductor Manufacturing e a United Microelectronics. NEC Electronics disse que ainda não tomou uma decisão com qual delas pretende trabalhar.
A fabricante japonesa, que é controlada pela NEC Corp., a qual detém 70% de participação na empresa, atualmente tem a produção terceirizada para a também japonesa Elpidia Memory, fabricante de chips usados em TVs de LCD. Agora, no entanto, ela pretende repassar a produção dos eletrônicos de consumo duramente afetados pela volatilidade da demanda para outras empresas. Apesar dessa decisão, a empresa disse que pretende também manter a produção de alguns desses chips internamente para poder atender possíveis picos nas encomendas de clientes.
A NEC Electronics fechou seu balanço no vermelho pelo quarto ano consecutivo, registrando uma perda líquida de 82,6 bilhões de ienes (o equivalente a US$ 888 milhões) no ano fiscal de 2009, encerrado em 31 março. A situação ficou especialmente ruim no trimestre de janeiro a março, quando as fábricas da empresa tiveram uma queda de 40% na produção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.