A Rakuten está lançando plataformas verticais para atender às necessidades de lojistas de médio e grande porte que vendem para segmentos específicos. São elas:Rakuten Fashion(moda), Rakuten Home(móveis),Tech (instrumentos musicais, eletroeletrônicos e celulares), Supermarket, Pharma (medicamentos e produtos de higiene, saúde e beleza), Brand (para fabricantes com marca própria), Jewelry (jóias), Autoparts(peças de automóveis) e Atacarejo (para quem vende no atacado e varejo),cada uma delas trazendo funcionalidades específicas nos seus segmentos, tanto para o lojista quanto para o consumidor. Além de todas essas verticais, ainda oferece a plataforma Mobile, para e-commerce em dispositivos móveis, e a plataforma Store, customizável a quaisquer necessidades de negócios muito específicos.
Com experiência em criar e manter lojas virtuais, a empresa aposta no crescimento anual de cada segmento, selecionando os que representam maior fatia de vendas online, para incentivar o varejista a faturar também na internet. "Vender eletroeletrônicos é diferente de vender moda, que é diferente de vender móveis, e assim por diante. 'Tudo para todos' é um esquema que não funciona. Acreditamos em uma plataforma que realmente ajude os nossos lojistas a atrair e fidelizar clientes, conhecendo as dificuldades do dia a dia da operação, que são diferentes em cada segmento", afirma Marcelo Terrazzan, diretor comercial da Rakuten.
São mais de 500 funcionalidades personalizadas em uma única ferramenta: hospedagem nos servidores no Brasil; cross-selling e up-selling; mais de 400 possibilidades de promoção em vendas; diversos meios de pagamento; ferramentas de SEO; catálogo com layout flexível; entrega agendada; classificação e comparador de produtos e muito mais. A Rakuten também oferece uma equipe de consultoria de performance especializada em cada segmento; atualizações gratuitas que evoluem de acordo com as tendências de mercado; e cursos gratuitos presenciais ou à distância na Rakuten University. Além disso, todas as lojas verticais são integradas ao Shopping Rakuten, ou seja, o varejista recebe também todo o tráfego do shopping a partir da administração de uma única loja.