O mercado mundial de aparelhos handheld experimenta seu décimo trimestre de declínio consecutivo. O dado é do estudo Worldwide Handheld QView da IDC, o qual mostra que os fabricantes venderam no segundo trimestre deste ano um total de 1,4 milhão de aparelhos, uma queda de 26,3% comparado ao mesmo período de 2005. No primeiro semestre a venda somou 2,9 milhões de unidades, 21,4% menor em relação aos 3,7 milhões vendidos nos seis primeiros meses do ano passado.
"Os dez trimestres anteriores tiveram uma combinação de fatores que levou a esse declínio. Entre eles a saída de fabricantes do mercado de handheld, a mudança de foco de fabricantes desses aparelhos para dispositivos móveis convergentes (por exemplo, smartphones), e a crescente popularidade de aparelhos móveis totalmente convergentes", explica Ramon Lhamas, analista de pesquisa junto ao Mobile Markets Team da IDC.
Segundo ele, a projeção futura é de trimestres ainda de declínio e de estabilização dos embarques de novos aparelhos antes de ocorrer uma retomada do crescimento. ?Para se fazer isso, os fabricantes devem descobrir mais segmentos de mercado, aplicativos relevantes e possibilitar que a utilização vá além da gestão de informações pessoais. A inclusão de Bluetooth, Wi-Fi e GPS tem mantido a comercialização dos aparelhos handheld. No entanto, mais aplicativos devem ser incorporados para expandir a base de usuários e, finalmente, efetivar a estabilidade na atividade de embarque", analisa Lhamas.