O primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, deu um banho de água fria nas pretensões da Research in Motion (RIM) e declarou na terça-feira, 11, que, apesar da insistência da fabricante do BlackBerry, não pretende intervir na venda dos negócios de wireless da Nortel para a Ericsson.
De acordo com o jornal canadense Globe and Mail, Harper declarou que não quer iniciar uma política de negócios protecionista, principalmente em um momento de incentivo ao livre comércio.
Em resposta aos comentários do primeiro-ministro, a RIM declarou que ele estava deixando de ajudar num processo que poderia beneficiar todas as partes e todos os canadenses. O Partido Conservador canadense declarou que o governo ainda não se decidiu se vai revisar a decisão de aprovação da compra dos negócios wireless da Nortel pela Ericsson. A corte canadense de Ontário já havia aprovado o negócio.
Sobre as críticas da compra das operações da empresa canadense por uma companhia estrangeira, Harper declarou que não pretende fazer qualquer alteração nas leis sobre atuação de organizações estrangeiras no Canadá. Ele deixou claro que não pretende assumir posições protecionistas e não tem interesse em atender aos pedidos da RIM (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).
- Sem alterações