Maioria das empresas brasileiras de TI espera crescer entre 10% e 50% este ano

0

As empresas do setor de TI estão otimistas com relação aos seus desempenhos neste ano. Para quase 60% delas, a previsão é de encerrar 2012 com aumento entre 10% e 50% no faturamento, segundo dados do Censo do Setor de TI realizado pela MBI em parceria com a Assespro (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação). A apuração foi feita entre maio e julho e contou com a participação de 285 empresas, de 19 estados brasileiros, sendo 63% delas desenvolvedoras de softwares e 55% que atuam com software sob encomenda.

O levantamento ainda aponta que 34% das companhias esperam encerrar o ano com aumento de 10% a 25% no faturamento, enquanto que 25,3% preveem um aumento de 25% a 50%. Entre as mais otimistas, 11,9% projetam um avanço entre 50% e 100%, enquanto que 7% estimam mais que dobrar de tamanho este ano.

Por outro lado, mesmo com as previsões de desaceleração da economia brasileira, apenas 9,2% das empresas apresentam estimativas de estabilidade ou redução do faturamento. Entre as empresas consultadas, 6% esperam crescer ou diminuir o faturamento até 5%, enquanto que 3,2% preveem recuo de 5% a 50%.

Outro ponto abordado foi o das exportações, que, embora ainda não façam parte da realidade da grande maioria das empresas do setor – segundo o levantamento, 81,1% não exportam – algumas já conquistaram retorno ao exportar seus produtos. “Atualmente existem empresas em que metade da receita é advinda da exportação, algo que não existia há cinco, dez anos”, declarou Roberto Carlos Mayer, vice-presidente de comunicação e Marketing da Assespro-SP, durante a apresentação do estudo na 5ª Conferência da Qualidade de Software realizada nesta terça-feira, 14, em São Paulo.

As certificações também foram alvo da pesquisa. Segundo a apuração, apesar de toda a disseminação das certificações, 28,4% não possuem nenhum profissional certificado e o mesmo percentual (28,4%) mantém de um a dois profissionais certificados na empresa. Em relação às certificações empresariais, a mais comum é a MPS.br, níveis E a G, presente em 15,4% das empresas, seguida pela  ISO 9000, com 13%.  Já a CMMi, níveis 2 ou 3,  está presente em 6,7% das empresas, enquanto que apenas 3,2% possuem a certificação MPS.br, níveis A a D. 

O Censo procurou identificar também as ferramentas utilizadas pelas empresas de TI. A maioria, 85,3%, utiliza como sistema operacional a família Microsoft, enquanto que o Linux esta presente em 49,1% das empresas.  A família Apple aparece na quinta colocação, presente em 14,7% das empresas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.