O site Minuto Seguros, que vende apólices pela internet desde dezembro de 2011, informa que o negócio cresce a uma taxa média mensal de 40%, na esteira da popularização global e local desse modelo de negócio.
Segundo Marcelo Blay, presidente da corretora virtual, entre os pontos fortes da venda online de apólices destacam-se a diversificação de ofertas, a combinação de canais (chat e telefone) e a praticidade e customização dos serviços.
Até o momento, a empresa disponibiliza cotações e venda de apólices para automóveis e viagens. A expectativa é começar a diversificar o portfólio ainda este ano, com a inclusão de seguros de vida, residencial e empresarial.
"Lidamos com um público heterogêneo, que se encontra segmentado pela rede. Por isso, é enorme a diversidade de apólices que podemos oferecer", diz Blay, acrescentando que a lista de serviços da Minuto Seguros vai além do que é conhecido pelo público brasileiro.
"É possível comercializar produtos para pets e para portáteis, como smartphones e laptops, por exemplo", diz.
Blay, que acumulou experiência ao atuar em empresas como Porto Seguro Seguros, Itaú Seguros e Blay Corretora de Seguros, destaca que a comercialização desse tipo de produto pela web já se consolidou como negócio robusto em mercado mais maduros, como Estados Unidos e países europeus.
"Nos Estados Unidos, 28% das apólices vendidas em 2010 foram contratadas via web, enquanto que em 2007 esse índice era de apenas 7%. Na Inglaterra, as compras pela rede representam cerca de 50% do mercado de seguros", informa.
A Minuto Seguros origina-se da Blay Corretora de Seguros, que atua no mercado de corretoras tradicionais. Blay fundou a nova empresa virtual juntamente o empreendedor e sócio Manes Erlichman.