Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Segmento de home care inova e ganha espaço no setor de saúde

Segmento de home care inova e ganha espaço no setor de saúde

1
Publicidade

Atentas aos benefícios e potencial de mercado do home care, alternativa de atendimento médico domiciliar, que inclui o atendimento ambulatorial ou internação na residência do paciente, empresas nacionais desenvolvem e oferecem soluções cada vez mais inovadoras. É o caso da Corcam Tecnologia e do Grupo Unit Care, que apresentaram novidades para o segmento durante painel feito na 4ª edição do Fórum Saúde Digital, evento realizado nesta quarta-feira, 14, em São Paulo, promovido pela revista TI INSIDE e organizado pela Converge Comunicações.

Após cinco anos de pesquisas apoiadas por mais de 40 especialistas do HCor — Hospital do Coração de São Paulo — a Corcam Tecnologia, desenvolvedora de tecnologias para monitoramento da saúde, desenvolveu uma solução inovadora denominada Nexcor: primeiro monitor cardíaco inteligente portátil no mundo. O aparelho foi criado em parceria com a Flextronics e com apoio de financiamento público da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Com a aprovação em testes clínicos e por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o aparelho deverá estar disponível no mercado ainda neste semestre.

De acordo com Antonio André Neto, CEO da Corcam Tecnologia, o Nexcor atende tanto pacientes cardíacos, ao detectar alterações nos batimentos cardíacos e, consequentemente prevenir doenças, como idosos, em casos de quedas, através de um detector especial. As informações sobre a saúde do pacientes são enviadas pelo aparelho por meio de um chip para uma central de monitoramento. “Num primeiro momento a solução será vendida para pacientes particulares, que poderão ter o monitor prescrito por médicos no momento da consulta. Mas planejamos fazer uma aproximação com o governo, com o Ministério da Saúde”, contou o executivo. “Nossa intenção é salvar vidas”, acrescentou.

O monitoramento remoto da saúde de pacientes também é um dos pilares de trabalho do Grupo Unit Care. Dentre os serviços de saúde que oferece, destaca-se o eletrocardiograma na nuvem, pela solução ECG Cloud, que permite que o exame seja feito à distância e as informações, armazenadas na nuvem, possam ser enviadas a médicos depois de passarem por uma central de laudos. Outra oferta inovadora da empresa, dentro do segmento de ehealth (saúde digital) é a teleorientação: serviço de atendimento telefônico que presta um primeiro atendimento, uma orientação no caso de dúvidas referentes a sintomas que o paciente sente. “Com este serviço drenamos a demanda de hospitais, fazendo uma triagem se o que o paciente sente é caso emergencial ou somente ambulatorial”, enfatizou Luiz Tizatto, CEO do Grupo Unit Care.

Com relação ao home care, mais um serviço de saúde prestado pela companhia, Tizatto reiterou seu benefício atrelado a redução de custos aos pacientes e as operadoras de saúde. “O atendimento médico domiciliar chega a ser de 30% a 40% mais barato que em um hospital, e ainda contribui para o “desafogamento” de leitos”, declarou. Segundo ele, 80% do faturamento do Grupo Unit Care é proveniente de serviços prestados a operadoras de saúde, que também se beneficiam do custo-benefício, e 20% aos pacientes particulares. “Este é um mercado de grande potencial de crescimento, que demanda constante investimento em tecnologia”, concluiu.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile