1 de cada 5 PMEs usa IA para auxiliar na decisão de demissão, aponta estudo

0

A inteligência artificial (IA) parece estar transformando a forma como as PMEs administram os recursos humanos (RH). A tecnologia, que está presente em ferramentas como sistemas de RH, é capaz de automatizar tarefas como recrutamento e registros de desempenho, além de fornecer dados que podem indicar tendências e basear decisões, como a escolha de funcionários a serem demitidos.

Novo estudo publicado pelo Capterra, plataforma de comparação de softwares, aponta que 20% das PMEs já empregam a tecnologia de IA para decidir quem demitir, de acordo com os funcionários entrevistados. Para o levantamento, foram ouvidos 1.024 trabalhadores de PMEs de todas as partes do Brasil.

Os dados mostram também que há uma certa insegurança: 70% dos entrevistados cuja empresa emprega IA no RH estão preocupados com o uso da tecnologia no setor.

"Apesar da preocupação com uso de IA no RH ser alta, observamos que a maioria dos trabalhadores tomou a iniciativa de abordar o tema com a gerência. Quem ainda não abordou, pretende tocar no assunto, sendo minoria os que não planejam discuti-lo", comenta Marcela Gava, analista responsável pelo estudo.

Hoje, a maioria dos respondentes se mostra confortável em algum grau com o uso de IA para demissões (55%) –o dado se refere àquelas pessoas cuja empresa já emprega IA no RH e os participantes que a empresa não emprega.

O principal motivo, na opinião deles, é que a IA pode gerar decisões mais precisas (47%).
Funcionários confiam no uso de IA em tarefas do RH; em menor proporção para demissões
A confiança dos trabalhadores no uso de IA no setor de recursos humanos varia de acordo com o tipo de atividade a ser impactada pela tecnologia.

O percentual de confiança é maior para treinamentos (77%), resolução de dúvidas de funcionários (68%) e monitoramento (67%), mas declina quando se trata de recrutamento (59%) e reduz ainda mais em casos de demissão (40%) –o valor do porcentual é a soma das alternativas "muito confiável" e "algo confiável".

"Os números da pesquisa indicam um pouco de resistência à aceitação do uso de IA em atividades que necessitam de maior controle e transparência, além de requererem um julgamento humano para evitar vieses", comenta Marcela Gava.

De acordo com Gava, quando se trata de avaliar a capacidade da IA de tomar decisões críticas no RH, há uma polarização entre os funcionários de PMEs: 34% acham que o uso da tecnologia de IA para decisões no RH é ética e moralmente aceitável, enquanto 32% acham o contrário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.