GSM/UTMS terá supremacia no mercado de banda larga móvel

0

Um relatório divulgado pela 3G Américas conclui que o GSM/UTMS detém uma posição vantajosa em termos de assinantes, implementação e serviços e, por isso, deve se sobrepor às demais tecnologia de rede sem-fio.

Realizado pela Rysavy Research, o relatório ?Banda Larga Móvel ? Edge, HSPA e LTE? analisa os benefícios técnicos e demonstra a situação atuação dos serviços móveis sem-fio, em especial a família GSM (Edge, UMTS/HSPA e 3GPP LTE), comparando-as com outras tecnologias alternativas, como CDMA2000 EV-DO, WiMAX802.16e-2005) no que tange a desempenho e eficiência de espectro.

O Edge, por exemplo, está sendo implementado em grande escala em 160 redes GSM de 91 países. Segundo o relatório, o avanço dessa tecnologia deve quadruplica a sua capacidade de transmissão. Na América Latina, Edge é utilizado por 27 operadoras de 16 países.

A pesquisa foi desenvolvida com colaboração dos afiliados da 3G Americas, que representa as operadoras e os principais fabricantes de aparelhos, infra-estrutura, chipsets e outros elementos desse ecossistema.

Na avaliação do presidente da 3G Américas, Chris Pearson, a tecnologia UMTS/HSPA e a sua evolução além do 3G enfrentará qualquer tecnologia móvel sem-fio disponível hoje e no futuro próximo. ?O ecossistema GSM/UMTS, que hoje atende mais de 2 bilhões de clientes, é incomparável com qualquer outra tecnologia móvel sem fio, e possivelmente inigualável a qualquer outra tecnologia de comunicação?, ressaltou.

Na América Latina, a operadora colombiana Ola e a uruguaia Ancel realizam atualmente testes em UMTS. No Brasil, a Anatel colocou em consulta pública o regulamento com as condições de uso de todo o espectro de freqüência para o Serviço Móvel Pessoal (SMP), incluindo também 3G (faixas de 1.9 GHz e de 2.1 GHz).

Para o presidente da Rysavy Research, Peter Rysavy, a tecnologia WiMax móvel e o assunto do momento, mas, na realidade, a migração técnica do GSM para EDGE, HSPA, HSPA+ e LTE será o grande atrativo para a maioria das operadoras do mundo inteiro na hora de oferecer novos aplicativos de dados para seus mais de 2 bilhões de clientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.