A DNK InfoTelecom, uma pequena fornecedora de serviços e fabricante de equipamentos para call centers, decidiu apostar no desenvolvimento de um sistema de resposta audível (URA, na sigla em inglês) 100% nacional, baseado em software de código aberto, e em menos de três anos de atividades no mercado conseguiu dobrar o seu ganho. Fundada em 2007, a empresa viu o faturamento saltar de R$ 1,5 milhão em 2009 para R$ 3 milhões neste ano. "Criamos um equipamento totalmente nacional, que, além da vantagem do custo mais baixo, também trouxe inovações técnicas, com mais capacidade e rapidez no gerenciamento de atividades, customizações e, especialmente, arquitetura aberta desenvolvida em Java", exalta o diretor da DNK, Ântimo Gentile Filho.
Outro aspecto apontado por ele como fundamental para o crescimento foi o suporte e assistência técnica locais. "Nossos clientes estavam cansados de soluções cujo suporte fica fora do Brasil, um processo lento e caro. É preciso acabar com a idéia de que para ser bom precisa ser de fora", diz Gentile, acrescentando que, após o desenvolvimento do novo sistema, a DNK aumentou o número de profissionais nas áreas técnicas, comercial e estruturou um laboratório e a área de assistência técnica.
O executivo diz que nesses três anos de operação, a DNK conquistou vários clientes importantes, empresas brasileiras e multinacionais, de vários segmentos, entre elas a Abendi, Yamaha, Contax, Ticket, Sapore Benefícios, Fidelity, CSU Cardsystem, HSBC, HP/EDS e Tivit. Gentile aponta como fator decisivo para a conquista desses clientes o perfil da mão de obra da empresa. "O profissional responsável pelo laboratório e assistência técnica tem 20 anos de experiência no setor; quem comanda o time de engenharia também tem o mesmo tempo de trabalho na área; nossos técnicos são certificados pelos maiores fabricantes de computadores e o laboratório, em São Paulo, segue todas as recomendações técnicas exigidas pelo mercado."
O diretor da DNK adianta que até o fim deste ano devem ser anunciados mais três grandes contratos, que ainda estão em negociação. Para o próximo ano, Gentile diz que a DNK pretende investir da ordem de 20% do faturamento – sendo R$ 600 mil em capital próprio – no desenvolvimento de soluções [hardware, software e serviços] baseadas em tecnologia VoIP. "Também faremos muito investimento em treinamento, principalmente em linguagem Java, aberta, até porque incentivamos que os usuários de nossos produtos possam desenvolver aplicações de resposta audível. O mercado não aceita mais uma dependência do fornecedor", finaliza.
- URA