Empresas chinesas negam acusações de espionagem nos EUA

0

Empresas chinesas de tecnologia da informação e telecomunicações refutaram, durante audiência no Congresso americano, na quinta-feira, 13, a acusação de que teriam facilitado a espionagem de segredos comerciais e tecnológicos dos Estados Unidos pelo governo da China para impulsionar o desenvolvimento de sua economia, por meio das infraestruturas que têm instaladas no mercado internacional.

O diretor executivo da Huawei nos EUA, Charles Ding, e o vice-presidente sênior para América do Norte e Europa da ZTE, Zhu Jinyun, enfatizaram que as empresas são totalmente independentes do governo chinês e que nunca dariam apoio a ciberataques ou se engajariam à espionagem cibernética. “A Huawei não prejudicou e não prejudicará o sucesso econômico ou a integridade das redes de nossos clientes para beneficiar qualquer terceiro ou governo”, disse Ding. Já o executivo Jinyun ressaltou que a ZTE “é a empresa pública mais transparente da China e pode ser um ‘parceiro de confiança’ dos Estados Unidos”.

De acordo com o The Wall Street Journal, a preocupação é que o governo de Pequim possa ter acesso aos equipamentos das duas empresas, para rastrear e-mails ou interceptar sistemas de comunicação dos EUA. Parlamentares rebateram as afirmações dos representantes das empresas, observando que elas ainda não deram detalhes importantes sobre suas relações com o governo chinês. “Eu estava esperando mais transparência, mais objetividade”, afirmou o presidente do comitê responsável pelo caso, Mike Rogers. Ele afirmou que havia uma “esfera de influência governamental” nas companhias, a qual ambas são incapazes de identificar. Elas são fornecedoras de diversas operadoras em áreas rurais norte-americanas, com destaque para o Texas, e até mesmo áreas metropolitanas, como Chicago.

A investigação, que já dura um ano, prossegue como parte de um amplo debate em Washington sobre o crescente poder político, comercial e econômico da China.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.