O crescimento do desemprego no Brasil já chega a mais de 11%. Segundo os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), esse fato atingiu 11 milhões de pessoas somente esse ano, maior taxa já registrada pelo Instituto. O mesmo não acontece com o modelo de negócios em startups, que vem crescendo de forma significativa mesmo com a crise econômica ao longo dos anos. Porém, percebemos que outro problema ainda maior atinge esse setor, a falta de mão de obra qualificada para integrar a equipe.
Recentemente, realizei um levantamento em relação ao número de vagas em aberto em startups que temos hoje no Brasil. Ao todo são mais de mil vagas em aberto nas principais capitais – São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis e Curitiba. E, o principal motivo desse desfalque nas equipes, está exatamente no que mencionei acima, a falta de profissionais qualificados em startups, que tenham expertise e vivência nesse modelo de negócio. Diferente das empresas tradicionais, as startups possuem uma projeção de crescimento rápido e em um espaço muito pequeno com que faz que o candidato precisa lidar de forma ainda mais dinâmica e fora da caixa, ele deve estar pronto para o que for preciso, seja dentro ou fora da sua área de atuação.
Mesmo com o grande diferencial do meio de trabalho oferecido – estrutura, e qualidade de vida -, o perfil do candidato precisa ser muito específico, nem mesmo as faculdades estão qualificadas para capacitarem os alunos para trabalharem nesse segmento. Este é um dos principais motivos para que muitas startups, na hora que precisam contratar novos profissionais, procuram dentro de outras startups.
Vale deixar claro que a contratação está além daquilo que foi colocado no currículo do candidato, esse é ponto a ser avaliado, porem se ele tem experiência em uma startup com certeza que ele já estará à frente de outros candidatos. Caso a sua startup tenha uma rotatividade de funcionários, veja se esse é o ponto crucial que faz com que não pare alguém na sua equipe, esse pode ser o diferencial para manter um profissional na sua equipe. Uma porque esse profissional já conhece a rotina do seu negócio, sabe valorizar os benefícios, a rotina de trabalho que muitas vezes pode ser composta por horário flexível e as metas precisam ser batidas a qualquer custo, muitas vezes precisando trabalhar de casa. Outra porque o perfil desse pro fissional é ainda mais dinâmico, sabendo lidar com imprevistos e encarar os desafios em executar atividades de áreas distintas, geralmente, que o profissional não domina.
A melhor forma de buscar por esse profissional está em eventos realizando networking, seja no seguimento do seu negócio ou não, ou a outra opção está em alguns treinamentos profissionalizantes que selecionam os talentos existentes e que estão disponíveis no mercado que tem como intuído principal complementar a formação desses candidatos.
Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy.