A HartB – startup brasileira especializada em gerar valor às empresas por meio de Big Data e Inteligência Artificial (IA), e a Ecix – empresa de tecnologia voltada para o segmento jurídico que atua com IA e Data privacy, se uniram para o lançamento de uma joint venture que promete revolucionar o setor de segurança de dados e IA no Brasil. O contrato teve investimento de 1 milhão de euros.
Com o nome AlQube, a joint venture vai oferecer com exclusividade ao mercado nacional o "software MIA", criado pela Ecix, além de novos que serão desenvolvidos com a união da expertise de ambas as empresas.
Para os clientes, o grande ganho é a redução de custo e tempo de análise de documentos em 70%. "Potencializamos empresas com soluções de IA líderes, impulsionando a eficiência e o sucesso através da inovação", conta Bruno Ramos, CEO e fundador da Hartb.
Com tecnologia pioneira, o software MIA vem para suprir a demanda das empresas por uma ferramenta especializada que controle o grau de compliance regulatório e a segurança jurídica de cada organização. Podendo ser utilizado tanto pela iniciativa privada quanto pública, ele utiliza a IA para analisar documentos e encontrar vulnerabilidades legais. Com isso, prepara um "Mapa de riscos dinâmico" e permite que o gestor tome as decisões de forma mais assertiva.
A joint venture já tem seis clientes em negociação: uma gigante do setor aéreo, duas do automotivo e três em procuradorias e entes públicos. A expectativa é de um faturamento de € 5 milhões neste ano. "Na área Jurídica e principalmente de Compliance na Espanha estamos um passo à frente do Brasil e podemos proporcionar uma visão de futuro para as empresas, antecipando necessidades de curto prazo, bem como fornecendo soluções Legaltech que não existem neste mercado", diz Alvaro Ecija, sócio da Ecix. Com o negócio, a HartB também espera expandir sua atuação para o mercado europeu.
A ideia, para os próximos passos da joint venture é utilizar o vasto conhecimento de ambas as empresas em IA, Data Privacy, Big Data e tecnologia como um todo para desenvolver novos produtos, que tenham sinergia com o mercado nacional e possam suprir novas demandas.
Cássia Monteiro, advogada e sócia do L.O. Baptista que assessorou o negócio, conta que a Espanha fechou o ano de 2022 como o quinto maior parceiro comercial do Brasil,
respondendo por quase 3% das exportações nacionais para o exterior. "E esse dado, por si só, já demonstra a importância de fortalecer as relações com o país. Estreitar os laços entre Brasil e Espanha é um importante passo para conquistar novos clientes e contribuir com a economia. E é nesse caminho que venho trabalhando – ao lado dos principais players espanhóis que investem no mercado brasileiro. Foi dessa forma que consegui aproximar essas duas empresas, que, agora juntas, terão muito a colaborar com o desenvolvimento tecnológico do nosso país", comenta Cássia, que há seis anos é a responsável pela "Espanha Desk" do escritório, que vem auxiliando as empresas europeias que buscam novas formas de investir no país