ZAMP amplia iniciativas para transformar digitalmente restaurantes Burger King e Popeyes

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A ZAMP, máster franqueada das marcas Burger King e Popeyes no Brasil, ampliou sua jornada de inovação tecnológica para consolidar suas operações em uma foodtech. Por meio do seu Escritório de Transformação Digital, a empresa tem ampliado a eficiência em diversas áreas operacionais e se tornou responsável por agilizar processos, além de ser uma promotora de inovação.

O processo de implementação do Escritório de Transformação Digital foi conduzido após extensa consultoria com a McKinsey. A partir dos resultados do estudo, foram criadas equipes multidisciplinares compostas por especialistas em tecnologia e vários eixos de negócio. A mudança ocorre desde a implantação de processos e práticas ágeis/lean à cultura fail fast, permeada por ações de gestão da mudança para tornar a companhia mais inovadora.

Modelo de operação ágil

Para que a implementação de processos e práticas ágeis/lean sejam efetivas na companhia, as áreas foram estimuladas a adotar uma cultura digital, com mudanças nas práticas, processos e interações. A primeira iniciativa foi criar o Programa Aceleradores, que tem como objetivo formar agilistas em todas as áreas, multiplicando o conhecimento nos setores e transformando a gestão de processos.

Um resultado expressivo conquistado pelo Escritório de Transformação Digital é a aceleração do Clube BK. Por meio das iniciativas desenvolvidas, o programa dobrou sua base de usuários e já conta com mais de 13,5 milhões de cadastros, segundo o último balanço publicado.

Além disso, o supply chain foi otimizado utilizando a Inteligência Artificial como aliada nas operações. Por meio do Sentinella, desenvolvido em parceria com empresa especializada, a solução aliou as principais necessidades do corpo gerencial dos mil restaurantes, com um sistema que sugere o pedido de compras, de acordo com a necessidade individual do restaurante. Mais de 35 mil pedidos já foram realizados com o uso de machine learning.

"A inteligência leva em consideração a sazonalidade, prazos de validade e o estoque da loja. Com isso, reduzimos drasticamente o desperdício de mercadorias e, ao mesmo tempo, não temos mais problemas com falta de insumos", detalha o vice-presidente de tecnologia da ZAMP, Igor Freitas. "O Sentinella nasceu a partir da necessidade de que os gerentes de negócios dos restaurantes foquem maior dedicação à operação, com auxílio na rotina administrativa, com o gerenciamento dos estoques, solicitação de mercadorias e, principalmente, em termos zero desperdício de mercadorias, garantindo maior agilidade, inteligência administrativa e economia", complementa o executivo.

O setor de tecnologia da ZAMP conta hoje com um escritório de transformação digital e cerca de 10 equipes ativas atuando no desenvolvimento de soluções digitais dentro da companhia.

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