A Infraero, empresa pública responsável pela administração dos maiores aeroportos do País, anunciou nesta terça-feira, 14, a criação de uma rede wireless para acesso gratuito à internet em 12 aeroportos a partir de dezembro.
A rede montada pela Infraero custou R$ 1,1 milhão e atenderá os terminais de Guarulhos e Congonhas (SP), Galeão e Santos Dumont (RJ), Brasília (DF), Confins (MG), Salvador (BA), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Manaus (AM) e Belém (PA).
A proposta da Infraero é estender o serviço de conexão sem fio a internet para os demais aeroportos sob sua tutela nos próximos anos. Em 2009 está prevista a inclusão de mais 20 terminais na rede. Ao todo, a Infraero administra 67 aeroportos.
O sistema não ficará restrito à oferta de conexão wireless gratuita aos passageiros. Segundo nota oficial da autarquia, os equipamentos instalados também poderão dar suporte às redes das companhias aéreas e de lojas instaladas nos aeroportos.
A rede construída também servirá para serviços prestados pela própria Infraero, como o controle de bagagens. A proposta é substituir o sistema atual de bilhetes de bagagens por um método de controle via etiquetas com identificação por sinais de rádio.