A Microsoft fez uma parceria com o governo do estado de São Paulo para promover a educação pública com apoio da tecnologia da informação, prevendo que todos os alunos e professores de escolas estaduais, tanto do ensino médio quanto técnicas, passarão a ter e-mail gratuito e acesso a novas tecnologias digitais e informações sobre educação e internet.
O acordo foi assinado nesta terça-feira, 14, pelo governador do estado de São Paulo, José Serra e pelo CEO da Microsoft, Steve Ballmer, numa solenidade que ocorreu no Palácio dos Bandeirantes.
O acordo pretende beneficiar quase 5,5 milhões de alunos, professores, diretores, surpevisores, direigentes de ensino e professores-coordenadores da rede estadual de ensino médio, além do Centro Paula Souza, que administra escolas técnicas (Etecs) e faculdades de tecnologia (Fatecs).
Com a parceria, os e-mails poderão ser acessados de qualquer lugar, até via webmail, e a capacidade será de 5 GB. Além disso, o e-mail terá a mesma aplicação de bloqueio de lixo eletrônico utilizada pelos e-mails do hotmail, que evita o recebimento de mensagens e spam, vírus ou indesejadas.
A parceria também proporcionará o aceso a um portal de ensino à distância com o software Learning Essentials, aos alunos do Centro Paula Souza, do acesso gratuito a ferramentas da Microsoft. Tudo isso será possível por meio do programa Dremspark, que permitirá também aos alunos que cursam o nível superior acessarem gratuitamente softwares de desenvolvimento. Outra ação da parceria será o treinamento gratuito de capacitação para o mercado de trabalho.
Este acordo propicia ao Brasil ser o primeiro País do mundo a oferecer o acesso a estas ferramentas aos alunos do ensino médio e técnico.